Sons que acalmam

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Sons que acalmam

Publicado em 26/10/2022.

A música e seus benefícios para saúde mental.

Não existem dúvidas quanto aos benefícios da música para nossa mente e nosso físico. Ouvir música é uma excelente opção para lidar e regular emoções, podendo aliviar estresse e ansiedade.

As pessoas têm buscado cada vez mais qualidade de vida e bons hábitos para viver de forma leve e saudável. E a música pode ser um agente importantíssimo na busca da “vida perfeita”. Afinal, músicas são verdadeiros alimentos para nossas almas e corações, pois ficamos expostos a certos sons e melodias que nos fazem bem. Se você não acredita, basta responder a pergunta: você nunca se deixou levar por ritmos e sons que melhoram o humor ou te deixaram com vontade de mexer o corpo conforme a melodia?

Um ambiente pode se transformar e mudar o humor das pessoas com a música certa, e muitos estudos comprovam que a música estimula diversas áreas do nosso cérebro e pode provocar emoções – como foi cientificamente comprovado por um estudo da JAMA Network, que diz que existe uma relação entre uma boa autoestima e o costume de ouvir música que traz muitos benefícios para vida, por exemplo:

  • Ouvir música diariamente aumenta sua saúde mental;
  • Escutar música prestando atenção na letra pode ser uma meditação;
  • Ouvir certos tipos de música antes de dormir ajuda a combater a insônia;
  • Treinar ouvindo músicas animadas incentiva o movimento do corpo;
  • Combate a depressão;
  • E a música pode até reduzir sintomas de TPM.

Mas, apesar de ser eficiente, é importante ressaltar que não substitui tratamentos ou medicações.

A música é parte da rotina da grande maioria das pessoas e pode-se encontrar nela um mecanismo para equilibrar as emoções, uma vez que suas características rítmicas e sons agem no cérebro através do neocórtex, acalmando e reduzindo a impulsividade.

Para alguns, a música atua como uma meditação e é uma forma de estimular o foco e pode ser consumida a qualquer momento – no trabalho, ao realizar exercícios, no transporte ou em casa – para controlar estresse, ansiedade ou apenas relaxar e/ou dormir melhor.

Para outros, tocar instrumentos e escrever músicas é usar essa arte para expressar emoções e refletir sentimentos, além de explorar o autoconhecimento e autoestima ao criar algo novo.

A música tem efeitos poderosíssimos sobre nossa consciência, mente e corpo e conecta você a si mesmo e ao mundo. 

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER