Cura Personalizada

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Cura Personalizada

Através da personalização extrema de playlists, plataforma em desenvolvimento usa Inteligência Artificial e promete tratamentos através da música, principalmente para idosos.

Publicado em 19/08/2020

Além das Recomendações e Descobertas

Você já deve saber que existe um algoritmo por trás da sua plataforma favorita de streaming de música, que te dá recomendações e mostras as novidades que você provavelmente se identificará. O que talvez você não saiba é como ele funciona. De forma resumida, ele usa a enorme quantidade de dados de todos os usuários para encontrar padrões de consumo das músicas e fazer essa recomendação. Foi um sistema inovador, que permitiu a descoberta e desenvolvimento do gosto musical de milhões de pessoas pelo planeta, mas que já enfrenta a concorrência de novas propostas.

É o caso da Muru Music Health, uma plataforma em desenvolvimento, que está em fase beta de testes e com o lançamento marcado para setembro. Sua promessa é oferecer um sistema voltado para gosto individual, ao invés de sugestões baseadas no consumo coletivo.

Originalmente pensado para os idosos, especialmente os que sofrem com problemas de perda cognitiva, como demência e o mal de Alzheimer, a plataforma faz uso de uma nova inteligência artificial, que mimetiza os efeitos do cérebro humano ao ouvir música (saiba mais desses efeitos aqui) e ajuda a analisar o efeito de milhões de músicas, classificando-as e criando listas realmente personalizadas para cada gosto e necessidade.

A ideia é que, além da nobre missão de ser uma ferramenta terapêutica baseada no enorme poder curativo da música (saiba mais aqui), é que o sistema possa se desenvolver através da soma da IA com os feedbacks dos usuários, atingindo uma compreensão refinada dos gostos e demandas de cada um, conseguindo oferecer com exatidão a música perfeita para cada momento.

Imagina fazer exercícios com uma playlist só com as músicas que mais vão deixar seu cérebro ligado, ou as músicas que te deixam em estado de foco total durante o trabalho e até aquela seleção musical perfeitamente relaxante para o fim do expediente.  As possibilidades são animadoras!

Agora é aguardar o lançamento e ver se realmente entregam este alto nível de personalização. Certamente os concorrentes estão de olho e quem ganha mais são os amantes da música, cada vez mais bem equipados para curtir ao máximo tudo que ela tem para oferecer.

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER