Tudo o que você sempre quis saber sobre ISRC

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Tudo o que você sempre quis saber sobre ISRC

Você já aprendeu neste texto que fonograma é a fixação de uma obra musical em algum suporte material, ou seja, a gravação da obra. E para que os titulares dos fonogramas recebam pela execução pública destes, todos devem estar cadastrados na base de dados do Ecad. Mas como cadastrar os fonogramas? Este cadastro deve ser feito por meio do ISRC, que é o código que identifica as gravações. É ele que garante a correta distribuição dos direitos conexos.

ISRC é a sigla para International Standard Recording Code, ou Código de Gravação Padrão Internacional. Ele é o código-padrão internacional de fonogramas (músicas, gravação) e videofonogramas (clipes). Foi desenvolvido para facilitar o intercâmbio de informação sobre gravações e simplificar a sua administração. Não se pode reutilizar um ISRC anteriormente fixado para uma outra gravação.

Portanto, cada fonograma tem seu próprio e único ISRC.

Quem é quem no fonograma?
Relembrando: do valor distribuído pela execução de uma música, dois terços são destinados para a parte autoral, e um terço para a parte conexa.

Os titulares dos fonogramas são intérpretes, músicos acompanhantes e produtores fonográficos. A mesma pessoa pode desempenhar mais de um papel no fonograma.

Intérprete: é o artista que interpreta a música. Recebe 41,7% dos valores arrecadados.
Produtor Fonográfico: é a pessoa, física ou jurídica, responsável pela gravação do fonograma. Pode ser uma gravadora, o próprio artista ou qualquer pessoa física ou jurídica que tenha arcado com os custos da gravação. É ele quem faz o cadastro do fonograma na associação, junto ao Ecad. Assim como o intérprete, sua participação é de 41,7%.
Músico: pode ser Músico Acompanhante ou Músico Arranjador. Pode haver um ou mais músicos em um fonograma (instrumentistas, backing vocal etc.). Os 16,6% restante do que é arrecadado é distribuído entre os participantes desta categoria.

Gerando os Códigos de ISRC

*Não é possível gerar o ISRC sem estar filiado como Produtor Fonográfico 

Para quem deseja gerar os códigos de ISRC, primeiramente, é necessário estar filiado na categoria de Produtor Fonográfico para ter o registro de produtor e poder gerar os códigos.

Se ainda não se associou, clique aqui  *Não se esqueça de incluir a categoria “Produtor Fonográfico”

Se já é filiado e deseja incluir a Categoria de Produtor Fonográfico na sua filiação para gerar ISRC, entre em contato com o atendimento das nossas unidades


Gerando os ISRCs  On-Line pelo Portal Abramus 

Como Produtor Fonográfico você pode gerar os ISRCs diretamente on-line de uma maneira mais rápida. Também será possível fazer o upload do áudio da gravação em formato “.wav” .

Para gerar on-line, entre em: Portal Abramus 

Veja nosso vídeo tutorial  abaixo para gerar seu ISRC:

– Assim que gerar os Fonogramas (ISRC’s) já poderá utilizar os códigos para a fábrica que irá prensar o CD ou enviar para as agregadoras ou plataformas digitais

Ainda tem alguma dúvida? Então entre em contato com a gente!

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER