Saiba como enviar roteiros de shows e garantir a distribuição correta

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Saiba como enviar roteiros de shows e garantir a distribuição correta

Dados fornecidos garantem justa remuneração para todos os titulares

Conseguir levar sua arte a um grande público é, certamente, um dos maiores desejos dos músicos. É o momento em que dá pra medir, através do próprio olhar, o quão longe o esforço e o talento chegaram.

Ainda que uma banda possua músicas autorais suficientes para compor um setlist inteiro, é comum que também apresentem covers e/ou versões de músicas de outros artistas. Por exemplo: você está em um show da Marília Mendonça e, lá pela décima música, a cantora resolve inserir em seu repertório um hit do Wesley Safadão. Como funcionam os direitos autorais nesse caso?

Como já comentamos em outro post, a rubrica Show possui distribuição direta, ou seja, todas as músicas são contempladas no pagamento. Só que, para isso, é necessário que o roteiro musical da apresentação (repertório ou setlist, como também é conhecido no meio) seja enviado para a sua associação. O roteiro pode ser enviado no caso de você ser autor e intérprete das suas obras em shows, ou se você for somente autor e outros artistas interpretarem suas canções.

O roteiro deve conter os títulos de todas as obras executadas e seus respectivos compositores (e, caso haja, versionistas). Também devem ser informados local e data do show. Os dados fornecidos corretamente garantem a justa remuneração para todos os titulares.

Aqui na Abramus você conta com um departamento específico para cuidar dos seus direitos autorais em shows. Você pode nos enviar o roteiro de duas formas:

  1. Pelo e-mail agendadeshows@abramus.org.br. Por ele você pode enviar informações de um ou vários shows de uma vez. Shows que já aconteceram também devem ser informados através deste endereço.
  2. Preenchendo nosso formulário no site. Por esse canal, você deverá informar um show de cada vez.

Detalhe importante: o roteiro informado não é utilizado para fazer a distribuição, pois o promotor do evento é o único responsável pela entrega do roteiro musical ao ECAD. São as informações contidas na documentação enviada por uma casa de shows, por exemplo, que servirão como base para a distribuição dos direitos arrecadados do seu show. O roteiro que você, titular, nos enviar servirá para que possamos cobrar a correta distribuição junto ao ECAD.

E também vale um reforço. É fundamental que seu repertório esteja cadastrado corretamente na base de dados da sua associação. Só assim a distribuição dos shows ocorrerá no prazo normal. Relembre os passos para efetuar os cadastros.

Ficou com alguma dúvida? Não hesite em conversar conosco!

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS