Você conhece a AUTVIS?

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Você conhece a AUTVIS?

Fique por dentro de tudo sobre a Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais

Se você é artista plástico, fotógrafo, escultor, ilustrador, designer, cenógrafo, arquiteto ou grafiteiro, pare tudo que estiver fazendo pra ler este texto. É que vamos falar da AUTVIS, a Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais, que licencia as reproduções da sua obra em qualquer suporte, como livros, catálogos, revistas, TV, internet, publicidade, brindes, artigos de decoração etc. Em outras palavras, isso quer dizer que a AUTVIS é a responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais dos artistas visuais representados.

 

Ok, entendi. Mas como funciona na prática?

Suponha que você é fotógrafo filiado a AUTVIS e uma de suas fotos chamou a atenção de uma editora de livros, que quer usá-la. Como você e a editora fazem este “acordo”?

Primeiro, a editora do livro precisará entrar em contato com a AUTVIS para enviar todas as informações referentes à publicação e à obra a ser utilizada, como tiragem, tamanho da obra, layout etc. Dessa forma, a AUTVIS analisará o pedido e irá aprovar ou não o uso da obra. Caso seja aprovada, a associação informará o valor a ser pago pela editora e, após o pagamento, a autorização é formalizada e o valor arrecadado repassado ao titular de direito (no caso, você!).

 

Por que devo me filiar a AUTVIS?

Junto à Fabiana Garreta, gerente de operações da AUTVIS, separamos alguns dos principais motivos para você, artista visual, ser um filiado:

  1. A filiação é totalmente gratuita e não há mensalidades. A associação se sustenta através de uma porcentagem do negócio gerado, sendo justo para ambas as partes.
  2. A AUTVIS representa mais de 50 mil artistas nacionais e internacionais, como Niemeyer,  Kobra,  Judith Lauand,  Antônio Henrique Amaral,  Portinari,  Cícero Dias,  Di Cavalcanti, Vik Muniz,  Picasso,  Salvador Dalí,  Frida Kahlo,  Joan Miró, Matisse,  Andy Warhol e muitos outros.
  3. Além disso, ela viabiliza o processo do licenciamento com agilidade, buscando artistas, fazendo o pedido de autorização, distribuindo pagamentos e dando informação sobre os créditos obrigatórios.
  4. O artista é representado em o todo território brasileiro e em mais de 30 países, através de contratos de reciprocidade firmados com sociedades irmãs: http://autvis.org.br/sociedades.

 

Qual a importância de uma sociedade como a AUTVIS para os artistas visuais?

A AUTVIS garante que seus direitos autorais sejam respeitados. Ou seja, que todas as reproduções de suas obras sejam autorizadas antecipadamente e que não sejam alteradas nem usadas sem os devidos créditos.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco ou com a AUTVIS.

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER


Entrar em contato