100 anos de Dorival Caymmi

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

100 anos de Dorival Caymmi

Por Junior Soares

Há 100 anos nasceu aquele que viria a se tornar um dos maiores nomes da música brasileira, Dorival Caymmi.

Ilustre cantor e compositor que em suas canções valorizava os hábitos, costumes e tradições do povo baiano, Caymmi é autor de grandes sucessos como “Maracangalha”, “Marina”, “A Lenda do Abaeté”, “É Doce Morrer no Mar”, esta sobre versos do romance “Mar Morto” de Jorge Amado, e tantas outras. Entre suas canções de maior prestígio não dá para não falar de “O Quê que a Baiana Tem”, música com a qual fez sua estreia na Rádio Tupi em 1938 e que tornou-se mundialmente conhecida na voz de Carmen Miranda no filme “Banana da Terra” (1939). Hoje a canção é considerada um hino da música baiana.

Em 30 de abril de 2014 Dorival Caymmi completaria 100 anos. Neste ano recebe diversas homenagens como da escola de samba “Águia de Ouro” no carnaval paulista em que o tema foi a trajetória de Caymmi. Seus três filhos, Dori, Danilo e Nana lançaram recentemente o CD “Caymmi”, onde interpretam as canções mais famosas e também algumas mais intimistas, menos conhecidas do público.

Dorival Caymmi faleceu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos, no Rio de Janeiro. Foram mais de 70 anos dedicados à música, e um legado que ficará marcado para sempre na história.

100_dorival_caymmi - Site(DR – Direitos Reservados)

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER