“Garota de Ipanema” completa 50 anos

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

“Garota de Ipanema” completa 50 anos

A canção “Garota de Ipanema”, a mais célebre da bossa nova, completa nesta quinta-feira (dia 2) 50 anos desde que foi interpretada pela primeira vez em público

Em 2 de agosto de 1962, Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius de Moraes, o baterista Milton Banana e o contrabaixista Otávio Bailly deslumbravam o Rio de Janeiro interpretando em um clube a canção que faria sombra a todas as demais desse gênero musical. A simples, mas elegante, melodia de “Garota de Ipanema” passou por cima de outras mais elaboradas, como a genial “Chega de Saudade”, também do prolífico Tom Jobim.

A letra, escrita por Vinicius por encomenda de seu amigo Tom para acompanhar uma melodia que fizera pouco tempo antes, nasceu com o nome de “Menina que Passa”, mas foi rebatizada, dando lugar ao título conhecido por todos. No início dos anos 1960, quando Vinicius e Jobim dedicavam horas ao uísque no Bar Veloso, em Ipanema, os dois gênios da música brasileira espiavam o “doce balanço” dos quadris de uma linda jovem que passava em direção à praia.

Três meses depois da apresentação no Brasil, aconteceu a estreia na famosa sala de concertos Carnegie Hall, em Nova York, onde os mestres da bossa nova deixariam plantada uma semente que germinaria em forma de disco gravado com o saxofonista americano Stan Getz. O tema foi gravado em inglês por Astrud Gilberto e foi estendido pela célebre execução de Getz a pouco mais de cinco minutos.

(Vinícius com a garota de Ipanema, Helô Pinheiro – Foto Dedoc)

Mais tarde, em 1965, Vinícius confessaria que sua musa foi uma adolescente chamada Helô Pinheiro, que se tornou atriz de telenovelas, organizadora de concursos de beleza e empresária.

Em 1967, Frank Sinatra ligou para Tom Jobim, que atendeu ao telefone no próprio Bar Veloso, e o convidou para gravar “Garota de Ipanema”. A voz de Sinatra fez com que a canção chegasse ao mundo inteiro. Ipanema, na zona sul do Rio, é hoje um lugar de visita obrigatória para os amantes do jazz, da bossa nova e da música em geral.

Fonte: iG

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS