MúZica

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

MúZica

Foto: Freepik.

Publicado em 04/01/2023.

A relação da Geração Z, já nascida no digital, com o consumo de música nos streamings.

A geração Z, composta pelos nascidos por volta da metade da década de 1990 e do início de 2010, é a primeira que se desenvolveu já no mundo digital e acompanhou o seu acelerado crescimento na infância e adolescência. Hoje, parte deles já chegaram ao mercado de trabalho tendo uma representatividade significativa. Como em toda transição geracional, eles trazem novas formas de se relacionar e enxergar o mundo, propondo mudanças e principalmente ditando as tendências.

É justamente de olho neste “frescor” de ideias com a alta influência nas tomadas de decisões que estão as empresas, conscientes que este é o público que majoritariamente dará as cartas daqui em diante. Como exemplo relevante para nós, estão os serviços de streaming musical, que se concentram em dar cada vez mais atenção para esses consumidores peculiares, uma vez que já são praticamente nativos deste modelo.

Enquanto as gerações anteriores precisaram passar por uma curva de aprendizado maior para se familiarizar com essa forma de consumir música, os Gen Z navegam nas plataformas de streaming mais naturalmente e com grande impacto. Hoje eles representam 33% dos usuários do Spotify e carregam algumas características interessantes: compartilham mais playlists do Spotify e participam de mais sessões de streaming de áudio em grupo do que qualquer outra geração. Isso os caracteriza como a geração de fãs de áudio mais sociável do mundo.

O mais importante para os streamings de música é que este alto engajamento está bem concentrado em suas plataformas, pois estudos apontam que em 2021 essa geração consumiu streaming de música com muito mais frequência do que usaram outras mídias, como vídeos, jogos e TV. E isso se traduz em números: Só no primeiro trimestre de 2022, esses jovens usuários ouviram mais de 578 bilhões minutos de música no Spotify (mais do que qualquer outro grupo), com cerca de 16 bilhões de minutos a mais do que os usuários de 25 a 34 anos.

Compreendendo que os Gen Z tem um uso da música intensificado em diferentes momentos do dia, seja para fuga da realidade, distração, mudança ou intensificação de humor e que são mais ecléticos e sem preconceitos, as plataformas como Spotify e Deezer criam ambientes que propõe a criação de playlists mais fluidas para os variados moods possíveis.

Com motes como “Meu Spotify” “Gostoso Demais” e “O Poder da Música” (Deezer), as empresas mostram estar em dia com as pesquisas realizadas com esse público, além de antenados com as movimentações deles em outras redes sociais, adequando linguagem e oferecendo novidades desejadas ou ainda latentes.

A caminhada vai continuar, com a geração Z propondo novas direções e abrindo o caminho para a próxima geração que já vem aí. O ciclo se repete e nós continuamos acompanhando de perto.

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS