Crescer com Música

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Crescer com Música

Publicado em 12/10/2022.

Aprender, explorar, brincar, se divertir e se desenvolver. Os benefícios da música para o desenvolvimento infantil.

Ser criança é tudo de bom!

É a fase em que tudo é novo, é aprendizado e pode ser explorado com brincadeira e fantasia. Melhor ainda é quando acrescentamos a música nessa brincadeira. Dona de uma força que não cansamos de destacar, a música é uma grande aliada no desenvolvimento infantil, promovendo um amadurecimento mais completo e saudável.

Vamos conhecer as vantagens de uma criação musical, pois quem aprende com música:

É mais sensível
Por ser uma das mais enérgicas formas de arte, a música é perfeita para despertar esse lado artístico e ativar áreas do cérebro responsáveis por emoções humanas positivas e negativas. Assim, promove uma compreensão e relação mais saudável da criança com seus sentimentos.

Tem mais memória
Quem não se lembra daquelas canções infantis que aprendeu? Pois esta é outra característica valiosa da música. Ao acessar a parte do cérebro relacionada com a memória, desenvolve a capacidade da criança de gravar informações.

É mais criativo
Cantar e tocar instrumentos em uma atividade coletiva certamente evocam uma experiência lúdica, especialmente na primeira infância, uma vez que a criança é estimulada a criar os versos e a sua forma de tocar os instrumentos. Isso a mantém curiosa e imaginativa.

Desenvolve melhor as funções psicomotoras
Com a capacidade de aliviar tensões e favorecer descargas emocionais, em função do equilíbrio que o ritmo causa no sistema nervoso, a música, através da dança, batidas de palmas, ou batuques, proporciona uma nova noção de ritmo que transforma as funções psicomotoras.

Apresenta evolução linguística e cognitiva
Ao acompanhar a música a criança desenvolve seu vocabulário e, imitando os sons e seguindo o ritmo, acelera a sua maturação cognitiva, como, por exemplo, falar corretamente as palavras.

Consegue se concentrar mais facilmente
É difícil ignorar uma música tocando. Por isso ela ajuda no processo de concentração. Quando a criança se força a prestar atenção na letra, no ritmo e nos instrumentos musicais, ela está aprendendo como se concentrar melhor.

Aprendem com maior facilidade os outros ensinamentos escolares
Como a música ajuda na memória, no raciocínio criativo e na concentração, também presta um papel importante no aprendizado em geral. Alfabetização e matemática são alguns dos exemplos que facilmente encontramos melhorias ao associar música no aprendizado.

Compartilha momentos marcantes com a família
Por último, mas não menos importante, a música é um elemento social crucial na nossa vida. Além de aprenderem a conviver em grupos, as crianças também criam laços afetivos duradouros tendo a música como pano de fundo. Afinal, quem não tem uma memória de infância, onde a música se destaca e marca momentos inesquecíveis?

Se havia dúvida, não há mais! Toda criança deve ter contato com a música e seus encantos o quanto antes, pois criança feliz é feliz a cantar.

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER