Traço e Verso

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Traço e Verso

Foto: Instagram @lulusantosoficial

Lulu Santos está celebrando 40 anos de carreira solo. Vamos relembrar sua trajetória e falar de sua estreia como escritor ao lançar seu primeiro livro.

Luiz Maurício Pragana dos Santos, ou simplesmente Lulu Santos, nasceu no Rio de Janeiro. Apesar de filho de um militar da força aérea e uma advogada, seu caminho logo se voltou para a música, quando aos 12 anos formou uma banda inspirada nos Beatles chamada Cave Man. Com a novidade não bem recebida pelo pai, fugiu de casa antes mesmo de completar o colegial e partiu em uma peregrinação pelo país com um grupo de hippies.

Já aos 19, integrava a banda Veludo Elétrico, com Fernando Gama e Paul de Castro. Um ano mais tarde, fundou ao lado de Ritchie e Lobão, mas logo se desentendeu com o tecladista Patrick Moraz (ex Yes) e, após alguns poucos trabalhos como músico freelancer, decidiu seguir carreira solo.

Foi aí que assumiu o nome de Lulu Santos, assinou com a gravadora WEA e gravou, em parceria com Nelson Motta, a famosa “Tesouros da Juventude”. Desde então, a década de 80 foi de muitos sucessos, como: “Tempos Modernos”, “O Ritmo do Momento”, “O Último Romântico”, “Tudo Azul”, “Normal”, “Lulu” e “Toda Forma de Amor”. Nessa época também participou com grande sucesso do Rock in Rio e foi premiado com o disco de platina.

A década seguinte ficou marcada pela experimentação musical, quando quis se afastar da imagem de roqueiro e se enveredou pela música eletrônica, a dance music, a música disco, o funk, o soul e o rhythm & blues ao lado do DJ Memê e marcou época com a música de abertura da novela jovem “Malhação” com seu hit “Assim Caminha a Humanidade”.

Nos anos 2000 integrou o grande projeto de sucesso “Acústico MTV”, como seu primeiro DVD, que além de vender muitas cópias, abriu caminho para mais dois: “MTV ao Vivo” (2005) e “Lulu Acústico MTV II” (2010).

Já consagrado como um grande nome do nosso pop-rock, Lulu, que já havia mostrado uma boa desenvoltura para o audiovisual, iniciou uma nova fase de sucesso, desta vez como um dos técnicos do programa “The Voice Brasil” da TV Globo.

Hoje, celebrando seus 40 anos de carreira solo, mostra ao público uma nova verve, a de escritor, que apesar de muitos não saberem, fez parte do início da sua trajetória na música, quando no final dos anos 70, antes de se tornar cantor, escreveu colunas em revistas como a “Som Três”, fazendo comentários sobre os álbuns da época. Pois desta vez sua escrita virou um livro. “LULU Traço & Verso” tem 40 músicas com cifras das gravações originais e ilustrações de Daniel Kondo. Vendido exclusivamente pela Magalu, o livro é um grande presente para os amantes do pop-rock brasileiro, apresentando em suas páginas alguns de seus maiores sucessos: “De Repente Califórnia”, “Adivinha o Quê”, “Tempos Modernos”, “A Cura”, “Como Uma Onda”, “Sereia”, “Lua de Mel”, “Apenas Mais Uma de Amor” e “Areias Escaldantes”.

Não perca a oportunidade e garanta já o seu!

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER