Abramus ganha homenagem no Congresso Nacional pelos 40 anos de sua fundação

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Abramus ganha homenagem no Congresso Nacional pelos 40 anos de sua fundação

Foto: Lya Astrid.

Publicado em 09/06/2022

Por Belinha Almendra

Sessão solene aconteceu nesta quarta-feira, dia 8.

Brasília, 8 de junho de 2022 – Os 40 anos da Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes) foram celebrados em sessão solene na manhã de hoje, no Congresso Nacional, com transmissão da TV Câmara.

Proposta pelo Deputado Federal Vinícius Carvalho (Republicanos SP), a sessão homenageou as 4 décadas de luta da associação em prol dos direitos autorais no Brasil. Durante a solenidade, os convidados puderam conhecer um pouco mais sobre a trajetória da Abramus, representada no plenário por Roberto Mello (CEO), Danilo Caymmi (cantor e compositor, presidente da sociedade), Sérgio Jr (músico integrante do grupo Sorriso Maroto e membro da diretoria), Vine Show (compositor e membro da diretoria) e Ronald Menêzes, membro do comitê gestor e representante institucional da associação.

A sessão foi iniciada com uma mensagem enviada pelo Presidente da Câmara Arthur Lira, saudando a Abramus pelo trabalho de gestão coletiva de qualidade e excelência que vem fazendo ao longo de 40 anos, contribuindo não só para a cultura nacional, como para o desenvolvimento econômico do país. O deputado Vinícius Carvalho, por sua vez, ressaltou a importância da presença da associação no plenário: “É fundamental que a Abramus esteja constantemente nos trazendo as demandas da classe artística, dos que vivem e sobrevivem da sua arte. Precisamos que vocês nos transmitam informações que nos deem subsídios na tomada de decisões”.

Foto: Lya Astrid.

Convidado a participar à mesa da sessão solene, o Vice-presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) e Presidente da Academia Brasileira de Letras da Magistratura, Ministro Carlos Fernando Mathias, destacou: “Todas as homenagens são poucas para aqueles que defendem o direito do autor, porque para isso é necessário conhecimento e reconhecimento, mas, sobretudo, obstinação”. Danilo Caymmi lembrou que a batalha vem de longe em sua família: “Queria agradecer a homenagem à minha sociedade e dizer que vamos continuar lutando pelos direitos do autor, como já fazia o meu pai, Dorival Caymmi, com grande vigor”.

Foto: Lya Astrid.
Foto: Lya Astrid.

CEO da Abramus, Roberto Mello, que vem liderando essa luta, destacou o empenho do Deputado Vinícius Carvalho. “Há cerca de 3 anos ele nos disse, de forma categórica, que contássemos com ele, porque ele via na gestão coletiva brasileira um trabalho sério. Não chegamos aos 40 anos por acidente. Passamos por fases muito difíceis, embates em todos os âmbitos, sobretudo com os usuários que não queriam pagar direito autoral”, pontuou Roberto Mello. “Não fosse pela variação cambial que temos hoje no Brasil, estaríamos sem dúvida entre as 10 maiores receitas do mundo em gestão coletiva de direito autoral”, finalizou.

Foto: Lya Astrid.

Ronald Menêzes fez questão de cumprimentar cada artista que compunha a mesa com títulos de suas obras, e renovou os votos de agradecimentos ao Deputado Federal Vinicius Carvalho parafraseando Klecius Caldas e Armando Cavalcante: “Diante de tanto apoio e acolhimento, registramos nossos agradecimentos: ‘É muito pouco, é quase nada, mas não tem outras mais bonitas no lugar’.”

Foto: Lya Astrid.

Sergio Jr, membro da diretoria da Abramus, agradeceu em nome dos titulares. “Estamos aqui, recebendo essa homenagem, em nome dos 119 associados que são contemplados por aquilo que eles fazem: são autores, intérpretes, músicos, profissionais que merecem receber o que é justo por sua arte”. Vine Show fez questão de ressaltar a importância de seus colegas de Abramus na luta e descontraiu o ambiente: “Não tenho o conhecimento técnico de vocês para falar sobre a causa, sou um artista popular. Mas se a voz do povo tem valor, eu sou doutor”.

Foto: Lya Astrid.
Foto: Lya Astrid.

Ao final da cerimônia, Roberto Mello homenageou o deputado Vinícius Carvalho com uma placa comemorativa que lhe conferiu o título de “amigo da música e das artes, por seus relevantes serviços prestados à cultura”.

Mais do que celebrar os 40 anos da associação, a sessão solene, prestigiada por parlamentares, autoridades do judiciário e representantes do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), foi um reconhecimento à atuação fundamental da Abramus na luta por melhorias para a categoria.

Assista o vídeo na íntegra:

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER