Show na Telinha

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Show na Telinha

Foto: MiaStendal em Adobe Stock

Publicado em 01/12/2021

Revisitando a grade de programação da história, destacamos 5 programas musicais que marcaram a TV.

Talvez o principal meio de comunicação e entretenimento de massa do século XX, a TV está presente na vida de quase todos os brasileiros. Está sempre presente também a música, que em um casamento de sucesso com a “caixa de sonhos”, já nos proporcionou momentos emocionantes e inesquecíveis.

Não foram poucas carreiras que ganharam projeção após terem as portas abertas pela TV, nem poucas canções que se tornaram hinos após suas apresentações saírem da telinha e ganharem as ruas. Então, sem mais demora, vamos lá!

Festivais da Canção

Não é exatamente um programa único, mas o formato viveu seu auge nos anos 60, disputando a atenção do público na TV Excelsior, Record e Globo.

Em abril de 1965 foi realizado o primeiro festival de música popular brasileira transmitido pela TV Excelsior, que após grande sucesso, “explodiu” em 1967 com a sua terceira e mais famosa versão, que revelou vários novos compositores e intérpretes, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina. 

A então iniciante TV Globo lançou o Festival Internacional da Canção (FIC), que tinha o seu maior destaque na eliminatória brasileira, também lançando nomes definitivos na nossa música, como Milton Nascimento, Ivan Lins, Raul Seixas, Beth Carvalho e muitos e muitos outros.

Show de Calouros

Foi um programa de auditório da televisão brasileira apresentado por Silvio Santos entre julho de 1977 e dezembro de 1996, tornando-se uma das atrações mais longevas e importantes do Programa Silvio Santos.

Além de contar com o grande carisma do icônico comunicador, o programa bebeu da fonte do sucesso do formato na rádio e se tornou referência para gerações, que se divertiam com os personagens caricatos interpretados pelos jurados enquanto descobriam (ou não!) novos talentos da música, assim como também fizeram seus concorrentes similares de outras transmissoras.

Popstars

Reality neozelandês de enorme sucesso no mundo, teve seus direitos adquiridos em 2001 pelo SBT e estreou em 27 de abril de 2002. Mostrava passo a passo as escolhas dos jurados Rick Bonadio, Liminha e Iara Negrete, que ouviam e selecionavam as candidatas, ainda na fila do sambódromo do Anhembi, que formariam uma girlband no estilo das Spice Girls.

Após 30 mil meninas inscritas e uma série de audições que geraram pérolas da nossa TV, os profissionais selecionaram 35 meninas que fariam o workshop do programa.  Com professores como Daniela Mercury, Fernanda Abreu, Samuel Rosa e Ivan Santos, as candidatas passaram por treinamento intensivo de canto, dança, e postura corporal.

No final, as artistas  Karin Hills, Patrícia Martins, Fantine Thó, Luciana Andrade e Aline Wirley formaram a banda Rouge e se tornaram um grande fenômeno musical.

Ídolos

No vácuo do sucesso de Popstars, o SBT iniciou a busca pelo “novo ídolo musical do Brasil” em 5 de abril de 2006. Com um formato bem semelhante, inclusive com as queridas etapas de audição, foi apresentado por Beto Marden e Lígia Mendes, e com a participação de Arnaldo Saccomani, Carlos Eduardo Miranda, Cynthia “Cyz” Zamorano e Thomas Roth como jurados. Teve duas temporadas até ser comprado pela Record, onde rendeu 5 temporadas até ser trocado, em 2012 por outro programa de talentos, o Got Talent Brasil.

The Voice Brasil

Não podia faltar o representante moderno do formato, que com o diferencial de fazer audiência às cegas e batalhas musicais, logo caiu no gosto popular e já ganhou vários tipos de versões.

Produzido e exibido pela TV Globo desde 23 de setembro de 2012. hoje está na décima edição sempre com a presença de artistas de peso no júri e liderança dos times, como Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Lulu Santos, Daniel, Michel Teló, Ivete Sangalo e Iza.

São tantos novos talentos revelados, que seria injusto citar apenas alguns. Então deixamos para vocês nos contarem quais os seus favoritos nos comentários, assim como nos responderem a pergunta óbvia: Que outro programa musical faltou?

Nem vale falar da MTV e sua dedicação exclusiva à música, porque essa é outra história, que fica para outra postagem. 😉✌️

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER