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Ouvindo os Ouvintes

Publicado em 14/07/2021

Os principais insights do “Spotify Fan Study” para ajudar na construção da carreira dos artistas dentro da disputada plataforma.

Já estamos há alguns anos acompanhando a escalada dos serviços de streaming ao topo da indústria fonográfica. Oferecendo a grande comodidade de acessar praticamente qualquer música em qualquer lugar, além de ter seu gosto musical analisado por um algoritmo que sugere novas descobertas, as plataformas mudaram a forma como consumimos e nos relacionamos com a música.

Entre outras vantagens oferecidas por essa rede conectada na nuvem, está a geração de um número enorme de dados sobre os hábitos de consumo dos usuários. Dados esses que são muitos valiosos, mas que dependem de uma grande análise e compreensão para entregar de fato o valor implícito.

Por isso é tão animador quando o Spotify, líder mundial do setor, faz esse trabalho de análise de dados e o disponibiliza gratuitamente para ajudar os artistas a conhecerem melhor seus fãs. Dividido em quatro capítulos, o “Spotify Fan Study” (completo aqui) gerou 15 insights sobre o consumo de música que podem nortear os próximos passos e projetos da indústria e das carreiras musicais mundo afora.    

Para facilitar ainda mais, destacamos aqui os principais. Então, sem mais demora, vejamos o que o Spotify descobriu ao ouvir os ouvintes:

Alcance

A música está viajando mais longe do que nunca, criando oportunidades para se conectar com novos fãs:

  •  A América Latina é a maior consumidora de novas músicas. Já pensou em gravar também em espanhol?
  • Tribos de um único estilo musical estão definitivamente acabando. Com gostos bem ecléticos, vale analisar os outros estilos que a sua base mais curte, para talvez propor um feat.
  •  A música local está ganhando o mundo. Assim como 80% dos consumidores de K-Pop não estão na Coreia, seus fãs podem não estar no Brasil. Entenda isso e monte estratégias personalizadas para cada público.
  • Os fãs estão chegando no Spotify por caminhos diferentes. Por exemplo, em um mês, o Discord mandou mais de 800 mil ouvintes para a plataforma, que consumiram quase 9 milhões de músicas em duas semanas. Já conhece a rede? Seus fãs podem estar lá.

Engajamento

Novos fãs é ótimo, mas grandes fãs é ainda melhor:

  • Índices de faixas salvas pelos fãs indicam que, após seis meses, eles tendem a ouvir a sua música até 3 vezes mais do que ouviam antes. Seus fãs salvam suas faixas? 
  • Quando os ouvintes adicionam sua música em uma playlist pessoal, eles tendem a te ouvir 41% a mais, com aumento de acessos ao seu perfil de 12%. Das mercadorias compradas na plataforma própria do Spotify, 60% são de artistas que estão em playlists pessoais dos usuários. 
  • Os seus maiores fãs te escutam loucamente. O top 5% deles ouvem seis vezes mais as suas músicas do que o restante. Então não se esqueça de sempre se relacionar e oferecer apoio a eles, mesmo que esteja em busca de novos fãs.

Lançamento

Não é um momento único, é uma cadência.

  • O dia do lançamento significa um pico de acessos no seu perfil. Porém, mais da metade dos artistas não capitalizam este boom de visibilidade por só atualizarem o perfil com os detalhes do projeto após o lançamento. Atualize antes!
  • Não pare de compartilhar após o lançamento. 53% das novas músicas atingem seu pico de acesso mais de 7 dias após o lançamento. Então continue promovendo o trabalho para não deixar passar nenhum desavisado. 
  • Lançamentos aumentam os acessos às outras músicas entre 15 a 20%. Por isso, aproveite o momento para também divulgar seus outros trabalhos e monte um calendário equilibrado de lançamentos frequentes. 
  • O lançamento não precisa acabar. Em média, acrescentar ou atualizar o Canvas da sua música aumenta o seu compartilhamento em mais de 10%. Está aí uma ótima forma de renovar e prolongar o hype de uma faixa.

Mercadorias

Com as turnês paradas, se tornou mais importante do que nunca.

  • Diferentes estilos de música criam apelos por diferentes tipos de memorabília para os fãs. Música eletrônica e country são as que mais vendem bonés, por exemplo. Aproveite os dados que a plataforma fornece para saber se está vendendo os produtos certos para seus fãs.
  • Não é preciso ser um superstar para vender bastante mercadorias. Os maiores vendedores do Spotify são artistas ainda em ascensão. 
  • Em alguns mercados até os CDs ainda são relevantes. Entenda este tipo de particularidade e dê aos seus fãs o que eles querem comprar. Alguns de seus itens “encalhados” podem estar apenas sendo oferecidos no lugar errado. 
  • Os vinis estão em alta e são os mais jovens os responsáveis pela renovação. Tanto os fãs quanto os artistas, que apostam no charme do biscoitão para oferecer um item exclusivo de colecionador. (falamos muito mais sobre isso aqui)

Por hoje é só! Certamente você agora tem muita coisa para pensar. Gostou dos insights? Dê asas a sua criatividade e faça bom uso para construir uma relação sólida com seus fãs. Afinal, sem eles não existe carreira na música.

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