Disputa de Qualidade

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Disputa de Qualidade

Foto: Viktorus em Adobe Stock

Publicado em 02/06/2021

Lançamento surpreendente da Apple Music e anúncio do Spotify chamam a atenção do público para a música em alta fidelidade, o HiFi.

Como anunciado em nossas redes no começo do ano, o Spotify está preparando o lançamento do Spotify HiFi, uma categoria superior do seu serviço premium, que oferecerá o som de alta qualidade, igual ao apresentado nos CDs. Porém, este lançamento deve ser acelerado para tentar dar uma resposta à Apple, que acabou de lançar seu serviço similar.

Antes de entrar de fato na disputa, que inclusive inclui outros players que já oferecem o som hi-fi há mais tempo, vamos entender um pouco melhor o que é o som de alta fidelidade. Cabe mencionar que essa função já é colocada como diferencial de algumas plataformas, mas isso nunca teve um grande apelo para o mercado Brasileiro.

Os formatos digitais de compactação de áudio mais comuns no mercado são o MP3 e o AAC. Eles são os padrões para as músicas que ouvimos normalmente nas plataformas de streaming. Para que seja possível manter bibliotecas com milhões de músicas e usuários escutando música simultaneamente em todo o planeta, esses formatos comprimem a gravação original para um tamanho que facilite este rápido acesso e troca de dados, mas que acaba perdendo em nitidez sonora pela supressão de alguns canais. Como o nome já diz, o som hi-fi é muito mais fiel à gravação original e consequentemente mais agradável, especialmente para os ouvidos mais treinados e para aqueles que utilizam equipamentos de melhor qualidade de reprodução de áudio.

Para ficar ainda mais fácil, vamos aos números. O AAC e o MP3 oferecem respectivamente taxas de transferência de 256kbps e 320kbps, enquanto no CD são 1411kbps. O aumento superior a quatro vezes significa uma alteração bastante perceptível, que muitos usuários almejam há anos. 

Desde 2017 o Spotify vem flertando com o som hi-fi e, atendendo a demanda mais frequente de seus consumidores, deve lançar o Spotify HiFi ainda este ano. Contudo, não terá vida fácil para se destacar neste campo, pelo menos com o que já foi anunciado até aqui.  Isso porque a Apple lançou o Apple Music Lossless (sem perda), que além da qualidade de CD, ainda oferece duas graduações superiores de som, chegando quase à qualidade original trabalhada no estúdio de gravação. O mais surpreendente é que ela oferece isso tudo sem custos adicionais para seus assinantes.

Por isso o Spotify vai precisar, ou alterar seus planos, ou ter uma carta na manga muito bem guardada para entrar nesta disputa fazendo algum barulho. Sem falar na concorrência forte que vai enfrentar de outros serviços como o Tidal, que oferece som de até 9216kbps, e a Amazon, que também tem  graduações superiores de qualidade de som e fundos suficientes para disputar na base do preço baixo.

O tabuleiro está montado e os dados estão sendo lançados! Nos resta acompanhar os próximos movimentos de cada player para descobrir quem sairá vencedor. Com as músicas chegando com cada vez mais qualidade, nós acreditamos que sejam os ouvintes, que curtem desfrutar de um som mais rico e com mais detalhes.

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS