CISAC e Editoras se unem para lançar projeto de padrão unificado de Cue Sheets

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

CISAC e Editoras se unem para lançar projeto de padrão unificado de Cue Sheets

Foto: Kyle Loftus | Pexels

Publicado em 15/04/2021

A CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores) junto com editores e produtores musicais, através do trabalho desenvolvido no Society Publisher Forum, concluíram um projeto para a harmonização dos Cue Sheets musicais (documento usado para registrar todas as informações de obras musicais executadas dentro de trabalhos audiovisuais como filmes, novelas, seriados, programas e desenhos). 

Esta iniciativa trará benefícios significativos a todos os envolvidos na produção musical de obras audiovisuais. 

De acordo com Teri Nelson Carpenter, President & CEO at Reel Muzik Werks, Presidente da Associação de Editores Independentes dos EUA (AIMP) e também Publisher Leed do Grupo de trabalho do SPF, a conquista é muito importante: A ferramenta de padronização do Cue Sheets permite que usuários de músicas e criadores de produções utilizem o mesmo padrão, de forma a fornecer uma informação consistente e clara sobre a música utilizada na produção audiovisual. Todos envolvidos no processo de cue sheets vão ganhar muito com essa padronização. 

O “Cue Sheets Standard & Rules” simplifica as regras que regem a identificação de obras musicais utilizadas em produções audiovisuais. Esta harmonização melhora a administração dos direitos musicais, traz uma nova consistência ao uso dos cue sheets e resultará em maior eficiência e custos potencialmente reduzidos para detentores de direitos e usuários.

O documento “Cue Sheets Standard & Rules” e a documentação de demonstração já estão disponíveis para download no site da CISAC.

O Society Publisher Forum é uma iniciativa conjunta do CISAC, ICMP e IMPA, e é apoiado pelo AIMP e IMPF que representam os editores. Produtores e plataformas de vídeo on demand também estiveram envolvidos para garantir a implementação ideal do projeto globalmente.

Gustavo Gonzalez, Diretor de Relações Internacionais e Business Affairs da Abramus e Presidente do SPF, reforça a importância desse projeto: O alinhamento de formatos vai no mesmo sentido do que já temos hoje com importantes projetos como CWR e o CRD. É fundamental para o alinhamento de todos os envolvidos e para facilitar esse processo. Essa foi uma conquista importante para o SPF e foi o resultado de muito trabalho de todos os envolvidos. 

Os Cue Sheets fornecem informações detalhadas para editores, produtores e sociedades de autores, permitindo-lhes rastrear as músicas inseridas em produções audiovisuais, em filmes e programas de TV. Isso, por sua vez, facilita o pagamento de royalties aos criadores de música e detentores de direitos.

Os benefícios da harmonização dos Cue Sheets 

A harmonização irá, em poucas palavras, tornar a vida mais simples e mais eficiente para todos que usam os Cue Sheets. O objetivo comum é garantir um fluxo padronizado de dados entre editores, sociedades e produtores e, assim, melhorar o fluxo de receita de volta para os criadores e detentores de direitos.

O projeto envolveu a criação de um novo modelo abrangente – a Common Cue Sheet- e um conjunto de terminologia padronizada que pode ser usada por produtores e editores em todos os diferentes formatos e plataformas.

Usando a terminologia comum, a Common Cue Sheet descreve os metadados relevantes de ambas as obras musicais e da produção em que as obras são apresentadas. Também inclui o contexto e a duração do uso das obras musicais, incorporando muitos identificadores padrão já existentes e reconhecidos internacionalmente.

Os benefícios incluem:

– Eficiência aprimorada ao processar Cue Sheets e alterar os detalhes de uma obra musical

– Um processo de registro de obra musical mais eficiente e mais registros de obras

– Registros de pagamento podem ser vinculados à documentação da obra musical, para que os editores possam acompanhar com eficiência os pagamentos de royalties

– Maior consistência entre os registros das editoras e os pagamentos das sociedades pela exploração de produções de cinema / TV

Incentivando a adoção universal

A harmonização visa beneficiar todos os envolvidos no setor em todo o mundo. Para alcançar esses benefícios, é essencial que o projeto seja comunicado e implementado de forma global, abrangente e eficaz.

A fim de maximizar sua adoção imediata, os membros do CISAC são incentivados a comunicar essa iniciativa a seus membros e parceiros de negócios.

Quer saber mais? Entre em contato com a Abramus!

Email: comunicacao@abramus.org.br 
Fonte: CISAC and publishers come together to launch harmonised music cue sheets | CISAC

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER