Empreendedorismo, Talento e Música

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Empreendedorismo, Talento e Música

Publicado em 02/04/2021

Cris Falcão é uma das mulheres de grande importância que atuam no mercado musical. Sua trajetória de 17 anos na música passou por editora, selo e atualmente é Managing Director da agregadora digital Ingrooves Brazil, pertencente ao grupo Universal Music. 

Essa experiência em diversos setores da indústria musical na visão de Cris a beneficiou em muitos aspectos. “Não ter medo de insistir por um mercado mais justo e transparente, ter segurança de defender meus princípios e ideias e também ter um olhar mais atento e cuidadoso para capacitação do setor”, pontua.


Formada em economia e com MBA em marketing, Cris começou sua carreira no mercado financeiro até que em 2004 entrou para a editora Fermata do Brasil, onde permaneceu por 14 anos. Lá atuou na área dos Direitos Autorais e se tornou uma especialista no segmento. 

Em 2018, foi uma das fundadoras da Editora e Selo Cada Instante, que atende artistas independentes. Para Cris, é um grande desafio a atuação na cena independente. “No Brasil é bem difícil e desafiador, mas apaixonante ao mesmo tempo. Tem muito espaço e muitas possibilidades, basta olhar além para enxergar oportunidades e novos negócios que vem surgindo, a indústria criativa é promissora”.

Foto: Reprodução Instagram Autorizada

Em janeiro de 2020, a Ingrooves Brasil, agregadora digital e distribuidora da Universal Music, iniciou suas operações no Brasil e Cris foi a escolhida para ser a diretora administrativa e liderar e desenvolver as atividades da empresa no país. A empresa é considerada uma das empresas de tecnologia, distribuição e marketing de música mais inovadoras do mundo. 

 
Com toda sua vivência no mercado musical, Cris Falcão pôde presenciar diversas transformações, principalmente as relacionadas à tecnologia que mudou as relações de todo um mercado. Para ela, essas mudanças ajudaram a democratizar a cultura e o acesso aos conteúdos musicais, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido principalmente no que tange os direitos autorais. “Ainda não temos excelência na remuneração e identificação de titulares! A tecnologia é ágil, temos todo tipo de plataforma, players, só se fala em NFT agora, mas ainda temos grandes desafios, ouvi uma vez ‘o direito autoral vem a reboque da tecnologia’ e é bem isso”, afirma Cris. 

Foto: Reprodução Instagram Autorizada

Cris também é a líder da Organização WIM Brazil – Women In Music, organização que se dedica a promover a igualdade na indústria da música por meio do apoio e da promoção das mulheres. Como uma profissional de referência da área ainda vê a participação feminina neste mercado ainda muito tímida e longe do ideal, mas avançando aos poucos. “Acredito num futuro mais balanceado, com mais mulheres em posições de liderança, luto por isso” finaliza Cris.

  
E com todo esse trabalho, como executiva da indústria musical, o reconhecimento, mais do que justo, já lhe rendeu indicações em prêmios importantes como no Women’s Music Event, em 2019, na categoria “Empreendedora do Ano” e no Prêmio SIM 2020, na categoria “Profissional do Ano”. 

Encontro das mulheres Women in Music no Evento WME 2019


Cris Falcão já traçou uma jornada muito importante e ainda tem muito pela frente. Seu talento, conhecimento, experiência e relevância no mercado brasileiro contribuem e inspiram muitos profissionais da indústria musical, artistas e amigos.

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER