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Instagramável!

Publicado em 11/11/2020

Como criar um bom conteúdo no Instagram, rede queridinha do público e fundamental para qualquer estratégia de marketing digital.

O Instagram é hoje muito popular. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo 80 milhões brasileiros (3º maior mercado do mundo), é preciso buscar formas de se destacar na multidão.

Com uma rede desse tamanho, onde mais de 60% dos usuários acessam pelo menos uma vez ao dia, a disputa por atenção é intensa em qualquer segmento de mercado. 

Por isso, preparamos alguns pontos importantes e dicas para produzir um conteúdo de qualidade para o seu público, gerando o tão desejado engajamento e mantendo uma relação de troca positiva e duradoura.

Conheça seu público

Começando pelo começo. Se você quer se relacionar com um determinado público, obviamente precisa conhecê-lo. Já que conhecimento é poder, invista um bom tempo tentando entender quem são as pessoas que se relacionam positivamente com o seu trabalho e que outras você gostaria de atrair. 

Assim é possível fundamentar uma estratégia adequada e evitar desperdícios. Reserve também um período inicial de postagens de teste. Experimente formatos, ainda sem compromisso com metas e objetivos, para ampliar essa compreensão do que realmente funciona com o seu público.  

Especialmente durante esse período preparatório, use e abuse de enquetes e perguntas para os seguidores. Esse tipo de interação é muito importante sempre, mas neste momento é ainda mais valiosa para embasar uma estratégia de médio/longo prazo. 

Dica! Aprenda com outras contas de Instagram do seu segmento. Como vocês disputam a atenção do mesmo público, dá para observar e absorver as suas melhores práticas e identificar os pontos de melhoria. 

Crie um calendário do ano

Todo mundo sabe que a pressa é a inimiga da perfeição. Se você quer que sua estratégia dê certo, invista em planejar com calma.

Um calendário editorial, com as principais datas do ano para o seu trabalho e seu público, são um verdadeiro mapa da mina. Identificando com antecedência os principais momentos e eventos, te dá mais tempo para pensar em postagens mais adequadas e criativas, aumentando muito sua chance de sucesso.

Claro que emergências surgem ao longo do caminho, mas quando possível, planeje e evite dores de cabeça desnecessárias. Posts feitos apressadamente costumam vir com mais erros e, infelizmente, nunca somos nós os primeiros a reparar.

Dica! O Calendarr, com sua lista completa de datas comemorativas e efemérides, é um ótimo ponto de partida para começar a organizar o seu planejamento.  

Defina o objetivo do post 

Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar tá bom! Se a sua intenção é crescer, tenha objetivos bem definidos, desde um cenário amplo de longo prazo, até cada postagem específica. 

Os objetivos precisam ser mensuráveis, e podem ser desde número de comentários até cliques no link da bio. Tendo isso claro é muito mais fácil se orientar e seguir no caminho desejado. 

Dica! Comece com uma métrica única para avaliar. Identifique o ponto mais importante para a sua estratégia e foque nele, acompanhando sua evolução. Deixe para ampliar a sua avaliação de métricas múltiplas em um momento mais maduro da sua relação com o público.

Crie uma imagem (ou uma foto) bem legal que chame atenção

Uma publicação básica no feed consiste simplificadamente de uma imagem e um texto. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, esse é certamente um ponto de atenção.

O olhar é atraído primeiro para a foto, vídeo ou arte produzida. Então precisa causar um impacto imediatamente. Cores chamativas, lugares e momentos exclusivos, ou até uma frase de apoio que ressalte, são alguns elementos que precisam ser pensados.

Dica! Explore a sua criatividade. Use os formatos conhecidos e aplicados pela concorrência como base, mas procure ir além. Teste sempre e se atente para os feedbacks do público.

Pense em uma legenda que seja interativa com seus seguidores

O segundo elemento básico de uma postagem também tem seu papel fundamental. Representando 50% deste momento de interação, precisa ser bem pensado e trabalhado.

Enquanto a imagem funciona como um atrativo, é o texto da legenda que “fecha o negócio”. É ele que complementa a informação da imagem, traz mais dados e sela a comunicação com os seguidores.

Analisar o tom e a linguagem usados é o caminho para uma interação saudável com seu público. Fale a língua dele, que ele responderá!

Dica! Teste o uso de perguntas, especialmente ao final do seu texto. Isso tende a aumentar o engajamento, facilitando um diálogo. É o famoso “puxar assunto”. O que você acha?

Use bastante as funcionalidades 

O básico são a imagem e o texto, porém o Instagram já evoluiu muito além disso. Hoje existem vários recursos para serem explorados e testados.

Stories, figurinhas, IGTV, lives, filtros para vídeos, GIFs, enquetes e por aí vai…

A palavra de ordem é testar. Com o conhecimento do público em dia e objetivos claros, não tenha medo de procurar novos caminhos para engajar seus seguidores.

Dica! O reels é o novo queridinho do público mais jovem (e do Instagram também). O recurso de vídeos curtos cheios de efeitos abre uma nova porta de possibilidades. Invista um tempo para se aprofundar na novidade.

Veja o melhor horário para a postagem

É difícil encontrar um consenso. Em uma pesquisa rápida, podemos encontrar tanto quem afirme que o ideal é postar entre 19h e 21h, quanto durante o horário de almoço, apenas quarta e quinta-feira.

Varia muito, obviamente porque o público também é plural  e tem hábitos distintos. Mais uma vez a palavra de ordem é testar. Em poucos meses já é possível identificar certos padrões. Foque então nos horários que deram mais certo para você e, de tempos em tempos, teste mais alguns outros, já que os hábitos dos seguidores também mudam.

Dica! A única unanimidade é que domingo é o pior dia para postagens. Então, se não for uma notícia bombástica ou um post para este dia específico, concentre seus esforços e verba para testar durante os outros dia da semana.  

Use as # 

Muita gente subestima o papel da hashtags. Porém elas são a principal ferramenta para classificar os posts. É com elas que se torna possível agrupar os bilhões de conteúdos gerados diariamente em grupos de interesse, tornando cada assunto buscável e, principalmente, mais fácil de ser encontrado pelas pessoas.

Muita gente usa o recurso de explorar através de uma hashtag específica, descobrindo posts e páginas que ainda não conheciam.

Encontre as # mais apropriadas para o seu público e cada tipo de postagem. “Etiquetando” corretamente cada post, amplia muito as chances de chegar a um número maior e mais qualificado de pessoas. 

Dica! A aba “explorar” é valiosa. Rapidamente é possível acessar os números de seguidores e usuários de cada hashtag e perfil, trazendo um insumo importante para montar e ajustar a sua estratégia.

Por hoje é só! Esperamos que te ajude a começar a montagem de um plano básico. Faltou alguma coisa? Algum outro assunto de marketing digital que você gostaria de saber mais? Conta pra gente, que teremos grande prazer em ajudar.

Texto desenvolvido em conjunto com a Agência Métrica.

Fontes: Mlabs e Neil Patel

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