Instagram e Música.

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Instagram e Música.

Publicado em 23/09/2020

O Instagram está em alta. Sempre lançando novidades, é a rede ideal para os artistas se conectarem com seus fãs. Confira algumas dicas valiosas!

Não tem jeito. Quem quer fazer sucesso no mundo da música na atualidade, tem que dominar o uso das redes sociais. É lá que os fãs se reúnem e trocam gostos e ideias sobre a música. Por isso, um bom perfil no Instagram, talvez a rede mais importante no momento, pode fazer toda a diferença na hora de alavancar a carreira do artista. 

Pronto para dar esse importante passo? Então confira algumas dicas.

Planeje o que postar

Pode parecer genérico, mas planejamento é fundamental. Mesmo os posts mais despretensiosos podem ser planejados. Claro que tem a divulgação da agenda de shows e lançamentos de música. Só que o que vai realmente cativar os fãs são os conteúdos do dia-a-dia do artista. Fotos exclusivas de bastidores, aquele momento de relaxamento, ou uma brincadeira com os amigos é o que realmente tem valor e gera engajamento.

Sempre marque as pessoas que estiverem na foto

O fã é curioso. Ele quer entender os mínimos detalhes da vida do ídolo. Por isso marque todo mundo que você apresentar nas suas fotos. Além de matar essa curiosidade, gera uma rede de marcações e indicações, fortalecendo a sua comunidade e a de amigos/parceiros musicais mais próximos. Você marca eles, eles te marcam, e todos ganham mais visibilidade.

Explore todos os formatos: stories, reels, IGTV e feed 

Cada formato de postagem tem um papel diferente. Explorando todos, você vai aprender o que funciona mais com o seu público e o momento certo de usar cada um. Equilibrar o uso de todos é o ideal. Não domina algum? Podemos falar disso no futuro. 

Acompanhe as métricas 

Complementando o ponto anterior, é muito importante acompanhar os números do seu perfil. Não só de seguidores, mas principalmente de engajamento. Aqui a qualidade vale muito mais que a quantidade! Avalie post a post para refinar o seu planejamento de postagens. Não esqueça também de ter uma conta comercial para poder ter acesso à essas métricas.

Sempre use link na bio

Uma bio bem arrumada tem poder. Aqui você pode falar do tipo de música que toca, ou do trabalho mais recente, ou até daquela parceria que fez com um grande músico. O importante é gerar curiosidade, ter tudo bem organizado (quebra de linha e emoji!) e um link para outro lugar. Como o instagram não permite links clicáveis no feed, esse link é muito importante para dar continuidade ao trajeto do fã pelo seu trabalho. Para potencializar as suas chances, use o link de uma Linktree com vários outros links. 

Faça interações no stories com perguntas e enquetes

Fã gosta de interagir com o artista e os stories são perfeitos para isso. Abrindo o espaço para perguntas, você dá ao fã uma sensação de intimidade e proximidade. Já as enquetes são uma ótima ferramenta para conhecer esses fãs e ajudar no planejamento dos próximos conteúdos. 

Faça vídeos na vertical para obter mais atenção

Vídeo na vertical é o formato padrão da rede. Stories, IGTV, reels… Todos funcionam com esse modelo. Então não se esqueça quando for gravar um vídeo para o Instagram e deixe o vídeo horizontal para a TV e o YouTube.

Use emojis para deixar a comunicação menos engessada

Mesmo em início de carreira, já se cria uma aura em torno do artista, na visão dos seus fãs. Mostre que você não é esse ser inalcançável. Usar emojis dá uma descontraída na comunicação. Claro que depende do perfil do seu público, mas não custa nada experimentar.

Sempre compartilhe quando for marcado nos Stories

Faz parte da etiqueta do Instagram. Ao compartilhar uma marcação nos stories, além de gerar mais um conteúdo para seus fãs consumirem, vocês está mostrando para eles e para o mercado que há interesse no seu trabalho. Quanto mais melhor. Sem falar que vai fazer o dia de quem te marcou e agora vai se ver lá no seu perfil.

Gostou das dicas? Faltou alguma coisa? Conta pra gente, que podemos voltar a falar mais do assunto e do ambiente digital como um todo por aqui.

Texto desenvolvido por: Agência Métrica

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER