Cultura em Luto. Perdemos Fernando Vieira

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Cultura em Luto. Perdemos Fernando Vieira

No dia de ontem a música perdeu Fernando Vieira, jornalista, radialista, apresentador, produtor cultural e o idealizador da Festa Nacional da Música.  Fernando trabalhou em prol da cultura e da música brasileira por toda sua carreira de mais de 40 anos. O trabalho de uma vida.

Fernando tinha uma longa e sólida história profissional no segmento cultural. Passou pelas redes de televisão Difusora, Bandeirantes e Guaíba. Apresentou por 27 anos o programa Fernando Vieira, na TV Guaíba, e integrou também a atração Guaíba ao Vivo, da Rádio Guaíba. Em 2005, transferiu-se para a TV Pampa, onde produziu e apresentou o Programa Zoom, dedicado à música brasileira.  

Um dos mais importantes projetos idealizados por Fernando Vieira foi a Festa Nacional da Música, com mais de 50 anos de história no Rio Grande do Sul. O evento, realizado anualmente, reúne artistas de todos os estilos e muitos profissionais da música. Contempla apresentações abertas ao público, palestras de interesse da classe artística, jam sessions, shows e noite de premiação aos homenageados.

Foto realizada durante a Festa Nacional da Música de 2019 (Créditos: Direitos Reservados)

Por sua relevância para a cultura, Fernando Vieira recebeu em 2016 da Câmara Municipal de Porto Alegre o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre. 

Para a Abramus, era muito mais do que um parceiro de negócios. Era um amigo. Um incentivador. Uma inspiração. Grande parte dos nossos colaboradores tinham uma admiração e uma proximidade que se ia além daqueles dias de Festa.

Gustavo Vianna, Diretor Artístico da Abramus, fala sobre o grande “presente” que ganhou de Fernando. “Quando comecei a frequentar a FNM ainda na primeira fase, antes da retomada, tinha uma meta particular, um dia ser escolhido por algum artista para entregar a homenagem, o que já seria uma honra. Para minha surpresa, Fernando me presenteou com a homenagem em 2019, me enchendo de orgulho e agora perpetuada como a última edição com a presença dele na plateia. Mais que um amigo e parceiro, Fernando era daquelas pessoas que nos envolvia no primeiro contato, e comigo não foi diferente, consolidando uma amizade de muitos anos, de muitos momentos especiais e de muito carinho.”

Roberto Mello, Diretor Executivo lamenta e fala sobre a importância de Fernando para a música. “Uma tristeza imensa. Perdemos uma página da música brasileira. Um querido amigo e um incentivador de todos os gêneros musicais. Que Fernando Vieira descanse em paz, ao som dos melhores artistas desse lindo País.”

Para Ayrton do Anjos Patineti, a perda foi de um irmão. “Me considero parte da família. Nos falávamos praticamente todos os domingos. Vou sentir sua falta, meu grande parceiro e amigo”.

A música perde. A cultura perde. Mas Fernando deixa um grande legado de contribuição para música que não será esquecido.

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER