Sintonizando com Téo & Edu

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Sintonizando com Téo & Edu

Foto: Maurício Martins

As raízes que nos formam nos fortalecem. Tal força os trouxe até aqui e longo parece ser sua trajetória. De raiz, de família, assim como reza a lenda do Sertanejo, a dupla Téo & Edu traz em suas canções a sua verdade, personalidade e uma sintonia que só música pode proporcionar. “De Coração”, seu recém lançado single lançado na semana passada, dá o tom do momento que vivemos e do que podemos esperar da dupla: muita emoção e canções que nos tocam.


Foto: Deivid Correa

O início de carreira, desde as primeiras notas cantadas ou tocadas até a primeira apresentação, compreendem grandes desafios. Como foi o início e como a família contribuiu em seus primeiros passos?

TÉO e EDU: Somos de uma família de músicos que, muito antes da dupla Téo & Edu existir, muitos já haviam sonhado em viver da música, buscando realização pessoal e reconhecimento do grande público. Meu pai, autodidata, começou a estudar música com 18 anos e formou uma dupla com um dos seus irmãos. Depois de muitos projetos frustrados, quando já havia formado família, nossa mãe ao descobrir que mais um menino estava a caminho, incentivou o meu pai apostar no nosso futuro como artistas. A influência dele foi primordial na escolha da nossa carreira musical. Foi ele quem nos ensinou desde muito pequenos a fazer 1a e 2a voz.

Em 1995, vivendo no Mato Grosso, saímos de casa com teclado e violão na mão para nos apresentar em festivais, festas, rodeios, inaugurações e comícios, atraindo a atenção do público pelo nosso potencial e veia artística. Em 1998, junto com as nossas irmãs, Karla e Kelly, formamos o grupo Karapintada. Em 2006 voltamos a formação inicial e somente dez anos depois fortalecemos a parceria, crescendo o desejo de vencer pelo nosso trabalho. Estamos mais sintonizados do que nunca.

TÉO: Ainda que tivéssemos todo apoio da nossa família, foi bem desafiador. Para que pudéssemos iniciar as aulas de música, fizemos uma permuta. Ajudei meu pai por três meses na pintura da fachada da escola de música, para que o Edu se aperfeiçoasse no violão e eu pudesse ter aulas de teclado. Os anos foram passando e aprendi muito sobre teoria musical, mais precisamente composições.

EDU: O primeiro festival que participamos foi de música sacra, fiquei em 1º lugar e meu irmão em 3º. Ainda assim, o começo não foi fácil, tivemos muitas negativas, porém nos divertíamos muito, coisas de criança.

Todos temos aquela música, aquele artista que nos inspira e nos faz enxergar a música de uma outra forma. Quais foram as suas influências?

TÉO: Aprendemos e admiramos muito os clássicos, como Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó…  Naquela época ouvíamos as músicas que nosso pai ouvia. Hoje, entendo que os admirava pela trajetória que percorreram, pela forma que trabalham, pela continuidade, o jeito de ser. Carisma mesmo, sabe? Mantiveram a essência.

EDU: Tonico e Tinoco é uma referência. Eles foram a primeira dupla a levar a música sertaneja para nossa cidade.

Nas últimas décadas o sul do país tem sido responsável pelo surgimento de grandes artistas de diferentes estilos. Como é para vocês fazer parte desse cenário?

TÉO e EDU: Empolgante. O Sul de certa maneira sempre teve bons profissionais e grandes artistas. A diferença é que muitos desses seguiam para grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. No caso dos sertanejos esse destino era Goiás.

TÉO: Com a popularização da internet, você pode ser escutado em qualquer lugar do planeta, gerando a oportunidade de mostrar seu talento e trabalho para todo o mundo. Claro que o mercado está cada vez mais profissionalizado e temos essa consciência do momento da música de maneira geral.

EDU: Sinceramente, a má administração e poucos recursos disponíveis faz com que poucos contratantes olhem para os excelentes artistas que temos aqui na região. Fico feliz que nosso trabalho árduo esteja dando resultados. Mas, com certeza, para quem almeja o cenário nacional, ainda é mais fácil se você estiver em um grande polo.


Foto: Jean Prim

Em tempos de crises sociais, políticas e até afetivas, como a música pode contribuir?

TÉO e EDU: A música é uma fuga, uma saída. Ela consegue atingir uma profundidade que poucos experimentam. A música desarma muitos mecanismos defesa, penetra no mais íntimo das pessoas, fazendo com que elas consigam encontrar a sua essência, traz subjetividade.

TÉO: Acalenta, incentiva, apazigua a alma. Motiva a esperança e a busca pela união. Ao ouvir uma música que toca seu coração, faz com que você consiga liberar a angústia, reviver bons momentos, trazer sentimentos escondidos à tona.

EDU: A música pode trazer sentimentos, lembranças, inspiração. Alimenta a alma e consegue nos levar a lugar que nunca estivemos, nos faz sentir melhor em momentos como esse que estamos vivendo. É a conexão com o espiritual sem a necessidade de contato físico.

“De Coração” é uma música que toca o coração da gente. Ela nos faz lembrar das pessoas que amamos, das coisas que são importantes e soa, nesse momento, como uma prece. Quão importante é para vocês levar essa mensagem de esperança adiante?

TÉO e EDU: Nossa missão é inspirar e emocionar as pessoas com a música. Essa música vem muito ao encontro disso…  Sermos influenciadores na transformação da vida das pessoas.

TÉO: Faz parte da minha essência. A escolha dessa música entra em concordância com meu propósito de vida pessoal e parte da nossa identidade organizacional.

EDU: Essa música é a oportunidade de seguirmos com o que acreditamos, despertando emoção nas pessoas, levando alimento para nutrir a alma. Juntos nos fortalecemos e buscamos força para seguir em segurança. É a busca constante de recomeçar, de aprender, nos reinventar. Dar valor ao que é essencial, ao que realmente importa.

Com uma série de lançamentos pela frente o que podemos aguardar da dupla num futuro próximo?

TÉO: Continuidade, compromisso com nosso propósito e com as pessoas que admiram o nosso trabalho. Somos comprometidos com a nossa carreira, já passamos por vários cenários e diversos rótulos. Aprendemos muito, nos reinventamos e estamos focados na realização do sonho de estarmos entre as principais duplas sertanejas do Brasil.

EDU: Muitas novidades, com um repertório para todos os gostos e acima de tudo nossa verdade musical. Um pouco de tudo que vivemos nesses últimos 25 anos, de forma tranquila, com letras e melodias fortes.


Confira alguns destaques do trabalho de Téo & Edu:

Téo e Edu – De Coração

Téo e Edu – Meu Tudo é Você

Téo e Edu – “DEPOIS DE AMANHÔ – Vídeo Clip Oficial

Siga Téo & Edu:
Facebook
YouTube
Instagram
Site


Foto: Jean Prim

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS