Sintonizando com Prettos

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Sintonizando com Prettos

Foto: Alex Pires

Eles são compositores, cantores, instrumentistas, arranjadores, atores e produtores. Mais do que isso (o que já não é pouco) Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira são empreendedores culturais e se utilizam da música para transformar a comunidade. Conheça a história dos Prettos e vejam como o projeto que eles encabeçam, além de trazer alegria e muita música, é inspirador.


Foto: Alex Pires

A gente conhece “Os Prettos”. Mas fale um pouquinho mais sobre o Magnu Sousá e Maurilio de Oliveira. Quais as suas afinidades e diferenças, quem é melhor no quê….

Nossa afinidade é oriunda do ventre de nossa mãe. Somos ligados em tudo que fazemos e vivemos um em função do outro. Magnu é centrado e tem muitas habilidades administrativas além do artístico. Maurílio dispõe de mais afinidade com os conceitos musicais e artísticos. Cada um com sua característica completando a lacunas que a do outro as vezes deixa um pouco a desejar. O mais importante nisso tudo é que a gente costuma mirar no mesmo alvo com o mesmo objetivo. As vezes divergimos em qual dos caminhos vamos seguir, mas ambos sabemos que lá na frente cairemos no mesmo lugar. Nosso foco maior é na história que estamos e continuaremos escrevendo no samba!

Vocês têm muitas composições. Interpretadas por grandes nomes como Maria Rita, Alcione, Jair Rodrigues, Beth Carvalho. Como é para vocês vivenciar as suas obras gravadas por tanta gente legal?

Primeiro é uma honra imensurável. Acreditamos que o sonho de todo e qualquer autor é ter sua obra interpretada por um grande artista de sucesso. É como uma consagração, daquelas que nos confirma tanto como compositores quanto profissionais da música.

Como foi idealizado o Projeto “Quintal dos Prettos”? Fale um pouquinho mais dele pra gente.

Já havia alguns meses que estávamos procurando um lugar para fazermos uma residência. Daí veio o convite de um colega para conhecermos um lugar. No local havia um Quintal bem bonito ao fundo. A inspiração se deu quando a nossa produtora Margareth Valentim sugeriu a ideia de fazermos uma roda de samba ali fora mesmo, e acústica. Ela já estava lá sentadinha, já maquinando a ideia e foi onde tudo começou a se formar. Então nasceu o Quintal dos Prettos. Recebemos na 1º Edição 250 pessoas no máximo, na segunda 800, na terceira 1.000. Ficou claro que o povo estava carente deste tipo de proposta e de lá pra cá o Quintal vem em uma crescente.


Foto: Fernando Salgado

Uma das coisas mais bacanas desse Projeto, além de claro unir gerações em torno do Samba, é o incentivo ao comércio da população local através de espaço para que os mesmos divulguem e vendam seus produtos/trabalhos. Que iniciativa incrível!

É uma iniciativa muito importante pois o Quintal dos Prettos é um evento de música, cultura e entretenimento, que procura fortalecer a iniciativa do empreendedorismo periférico, sobretudo de produtos e artigos da cultura e moda afro-brasileira. Os empreendedores que acolhemos são profissionais autônomos que muitas vezes não tem condições de ter ou manter uma loja física, então, o Quintal oferece esse espaço comercial, que o nosso povo se identifica, e que fortalece esses empreendedores. O Quintal dos Prettos é um evento comercialmente democrático e sobretudo um espaço onde as pessoas tem a oportunidade de se sentirem pertencentes à essa atmosfera.

Muitos artistas já passaram pelo “Quintal dos Prettos”. Não dá pra citar quais foram os mais especiais, né? Então, quais nomes vocês ainda querem trazer para esse projeto?

Já passaram grandes artistas, alguns mais conhecidos da mídia, outros menos; como Ademir Fogaça, Grupo Katinguelê, Billy SP, Grupo Percepção, Pinha Presidente, Douglas Sampa, Leandro Fregonesi, Fred Camacho, Drik Barbosa, Coruja BC, Evandro Fióti, Nego Branco, Vander Carvalho (alguns artistas e músicos que não são conhecidos da grande mídia, mas que exercem um papel importante e que são a base dos compositores do samba). 

Sem dúvida, existem os artistas que possuem abertura da mídia em nível maior, o que deixa o Quintal dos Prettos com um sabor ainda mais especial. É caso da gravação do nosso DVD, que contou com Maria Rita, Emicida, Salgadinho e Arlindinho. Tivemos também um Quintal Secreto com a Madrinha Beth Carvalho, inesquecível, momento que ela também batiza oficialmente nosso projeto. Para o futuro DVD sonhamos em ter conosco Zeca Pagodinho Alcione e Fundo de Quintal.

Pensamos muito em trazer vários artistas como Diogo Nogueira, Pessoal do Fundo de Quintal, Péricles, Thiaguinho, Zeca Pagodinho, Mumuzinho, mas sem esquecer é claro dos autores importantes com André Renato, Claudemir, Marcelinho Moreira, Chiquinho dos Santos, Carica Sensação, uma infinidade, e de outros segmentos também.

Ultimamente vocês têm dividido palco com nomes fora do “universo do samba” como Emicida, Rashid, Paulo Miklos entre outros. Como vocês vêem essa pluralidade musical?

Sim! Esses featuring vem de longa data né, principalmente com artistas que são de outros segmentos. Acontece uma espécie de link ou associação de nossa marca à outra, o que é maravilhoso, principalmente nas plataformas digitais. É uma forma de apresentar ao nosso público a arte de outros artistas e vice-versa, além do quê, é uma troca de experiência maravilhosa e enriquecedora.

Vocês são cantores, instrumentistas, compositores, arranjadores, atores e produtores. Completaram 20 anos de trajetória na música popular brasileira. O que vem por aí?

Está chegando um CD autoral, com releituras da nossa obra. Músicas que foram gravadas na época do Quinteto de nossa autoria intitulado “Novo Viver”. O DVD Quintal dos Prettos Ao Vivo Vol I já lançamos 4 faixas, e agora vem o DVD completo. E já estamos já trabalhando também em um novo álbum para o próximo ano.


Confira alguns destaques do trabalho dos Prettos:

Novo Viver – Quem Gosta de Mim – Quintal dos Prettos – [DVD Oficial]

Sem Ataque, Sem Defesa – Brilho no Olhar – Quintal dos Prettos – [DVD Oficial]

Amor de Matar – Canto da Razão – Quintal dos Prettos – [DVD Oficial]

Siga os Prettos:
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Site

Foto: Fernando Salgado

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS