37 anos de Abramus. Muita história a caminho do futuro.

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

37 anos de Abramus. Muita história a caminho do futuro.

Não se constrói a maior empresa do ramo da noite para o dia. São muitos anos de dedicação, somado a competência técnica e paixão em seguir valores sólidos, com uma missão bem alinhada. Nós levamos Direitos Autorais muito a sério.

A Abramus é a maior Sociedade de Distribuição de Direitos Autorais do Brasil.  Nossa história começou em 1982, quando um grupo de músicos, liderado pelo saxofonista Demétrio Santos Lima, insatisfeitos com a falta de informação e carentes de orientação efetiva para o uso regularizado de seus trabalhos, decidiram se unir com o objetivo principal de defender os direitos dos artistas da classe musical do país.

Hoje, somos uma das associações de gestão coletiva, vinculadas ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que trabalha na distribuição dos direitos autorais e conexos referentes a execução pública de música. É um segmento algumas vezes deixado em segundo plano, sem todo o glamour, mas de papel fundamental e indispensável para a manutenção justa do mercado fonográfico.

São 70.291 associados, entre autores, intérpretes, músicos, produtores fonográficos e editores. Número expressivo, que nos orgulhamos de ter alcançado e nos motiva a continuar firmes em nosso trabalho. A alegria da conquista só se equipara ao tamanho da responsabilidade de ter tantas pessoas dependendo de nós, e por isso, levamos muito a sério.

Somos a pioneira no cadastro de repertório na base de dados do Ecad e, até hoje, responsável por 82% do cadastro de todas as obras que lá constam. São 88,5% dos fonogramas e 46% do audiovisual (cue-sheet). Além de contarmos com representação autoral e conexa em mais de 180 territórios ao redor do mundo e estarmos engajados com as principais organizações mundiais de Direitos Autorais, como: Cisac, Scapr, IFPI e Filaie. Garantindo nossa presença global, fortalecemos a arte nacional e o cumprimento da lei autoral relacionada.

Somos também a única associação vinculada ao Ecad a atuar, além do setor musical, nas áreas de artes visuais, dramaturgia e audiovisual. Ampliamos assim a gama de artistas que podem ser beneficiados pela nossa experiente gestão de direitos autorais.

Gestão essa realizada por uma equipe muito capacitada,  que em sua diretoria é composta por grandes artistas brasileiros e profissionais de vasta experiência no mercado da música. Entre eles estão Roberto Menescal (atual presidente da Sociedade), Danilo Caymmi, Frejat, Dudu Falcão, Paulo Juk, Daniel Carlomagno, João Augusto (DECK), Rafael Felix  (Universal Music) e Roberto Mello (Diretor Executivo) e um dos fundadores da Sociedade. Além dos importantes Consultores Artísticos Edison Coelho e Mariozinho Rocha.

Com a nobre missão de sempre valorizar a criação artística e representar interesses dos associados, através da gestão coletiva eficaz dos Direitos Autorais de obras musicais, visuais, dramáticas e audiovisual, a Abramus possui escritórios espalhados por todo Brasil, sendo eles em São Paulo (Sede), Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Ceará, , Goiás, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Assim, buscamos atender todos os artistas destes segmentos, independente de distância ou fama alcançada.

Como buscamos sempre ser referência nacional e internacional na gestão coletiva de Direitos Autorais, reconhecida por nossa qualidade e eficácia, não diferenciamos um associado do outro. Artista é artista, e todos precisam e merecem nossa total dedicação.

O objetivo principal continua o mesmo, e a nossa longa caminhada para realizar este trabalho, com postura ética e transparência, tanto nas relações, quanto nas ações, vai continuar. Enquanto houverem artistas precisando de ajuda para conquistar seu espaço através do justo cumprimento da lei autoral, vamos seguir com responsabilidade, valorizando o trabalho em equipe, sempre com agilidade, busca por inovação e respeito aos nossos clientes, associados e colaboradores.

Muito obrigado a todos que fazem parte desta história e confiam em nós. Aos que ainda não são associados, fica o convite para se unir a esta família hoje e pelos próximos muitos anos. (seja um associado aqui!)

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS