Podcast! Música para os nossos ouvidos.

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Podcast! Música para os nossos ouvidos.

Podcast, a mídia do momento, vem ganhando mais destaque desde o ano passado. Dentre as infinitas possibilidades de conteúdo, a música obviamente tem o seu espaço.

Podcast?

Basicamente, podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet. Ele é democrático, qualquer um pode criar um podcast. Por isso existem aos milhares, nos mais variados formatos e finalidades: educação, notícias, amenidades do dia a dia e, claro, música.

Trocando em miúdos, o podcast é parecido com um programa de rádio, mas a diferença está no fato desta mídia digital ser disponibilizada pela internet, podendo assim ser acessada a qualquer momento. E por ser um áudio, ao invés de vídeo, ocupa menos espaço e gasta menos dados ao fazer o download. Como estamos no mercado brasileiro, sabemos o quanto isso pode ser importante.

O formato surgiu no começo dos anos 2000 e faz muito sucesso no exterior. No Brasil, vem conquistando fãs lentamente, mas sempre dentro de nichos menores, ainda que extremamente fiéis.

A primeira grande guinada neste mercado aconteceu com a popularização dos smartphones, permitindo a mobilidade dos conteúdos. Ouvintes de podcast normalmente usam esta mídia versátil para aproveitar momentos em que estariam “desperdiçando tempo”, como no trânsito, em tarefas domésticas, ou em atividades físicas mais leves.

A segunda, mais recente, se deu com a entrada de dois grandes players no mercado: Google e Spotify. Até então, existiam duas formas de consumir este conteúdo em dispositivos mobile: O Iphone possui um app nativo para podcasts, porém, por se tratar de um produto de alto custo, não atinge as grandes massas. Do outro lado, o Android (maioria absoluta do mercado nacional) possui uma ampla variedade de apps independentes para esta finalidade, cada um com suas vantagens e desvantagens, mas nem sempre fácil o suficiente para o usuário mais leigo.

Com o lançamento do app do Google, os consumidores ganharam uma ferramenta simples, facilitando bastante a popularização. Em seguida veio o Spotify, investindo forte na divulgação e servindo como uma referência de lugar ideal para se acompanhar seus podcasts. A empresa recentemente comprou outros players do mercado, mostrando seu interesse em continuar investindo na mídia.

Neste cenário positivo, o podcast no Brasil vive seu melhor momento. Grandes produtores de conteúdo já enxergam esta mídia como mais um canal para se comunicar com seu público, o que chama a atenção dos patrocinadores e impulsiona ainda mais este mercado. Sem dúvida, depois de vários anos batalhando, os produtores mais antigos podem finalmente comemorar o “ano do podcast no Brasil”.     

Agora que já colocamos os pingos nos “is”, pintando o cenário atual, vamos ao que interessa: podcasts sobre música! Preparamos algumas indicações para fã de música nenhum botar defeito.

LetraCast

Lançado em 2015, é apresentado por Flavio Amancio e já conta com mais de 130 episódios. O LetraCast é feito para o amante da boa música que sempre se perguntou: como é que o artista teve a ideia e a inspiração de escrever aquela letra tão boa?

Misturam música, história e humor com o objetivo de compreender as entrelinhas das músicas através do contexto histórico e o conhecimento mais profundo do artista e suas inspirações. (Clique aqui)

Podcast, Mano.

O Podcast, Mano se propõe a discutir, informar e disseminar conteúdos relacionados ao Hip-Hop. Mais novo, ainda chegando aos 30 episódios, é o canal ideal para o fãs do rap e hip-hop que curtem entrevistas, bate-papos e análises musicais. (Clique aqui)

Sobre Canções

O podcast “Sobre Canções” fala sobre processos criativos, composições e tenta entender o artista por trás da sua obra. Apresentado pelo cantautor Jéf, sempre contando com um artista convidado em um bate-papo descontraído. Por enquanto são apenas 7 episódios. Ideal para novos ouvintes maratonarem. (Clique aqui)

Letra & Música – Gugacast

Na mesma pegada do Sobre Canções, um dos maiores podcasts do Brasil (Gugacast) lançou recentemente o segmento Letra & Música. No primeiro episódio a conversa foi com Thedy Corrêa, do Nenhum de Nós, e em breve será com o pessoal do Pato Fu. (Clique aqui)   

Vamos Falar Sobre Música

São até o momento 30 episódios super bem produzidos pelo pessoal do Miojo Indie, discutindo cultura pop e os últimos lançamentos da música de forma bem-humorada. (Clique aqui)

Radiofobia Classics

Outro grande podcast que tem uma série voltada para a música. Com Leo Lopes no comando, é um programa mensal com mais de 3 horas reunindo a biografia de algum grande nome da música nacional e internacional. Ideal para os fãs que gostam de mergulhar fundo na vida de seus ídolos. (Clique aqui)

Stagecast

Trazendo uma pegada diferente, é o primeiro podcast do Brasil a abordar o mercado da música, voltado principalmente para quem vive de música e não vive sem música. Um outro lado, que pode trazer dicas e conhecimentos valiosos. (Clique aqui)

Café Brasil

Luciano Pires apresenta um dos maiores e mais premiados podcasts do Brasil, que trata de vários assuntos envolvendo comportamento, cidadania, política e cultura brasileira. O destaque são de seus programas musicais, que contam a história de bandas e artistas consagrados, como o mais recente, homenageando o querido Tavito, ou o emocionante sobre Bohemian Rhapsody da banda Queen. (Clique aqui)

Nerdcast

O maior podcast do país não é voltado para música. Como o nome mesmo diz, trata em conversas no estilo mesa de bar de assuntos mais voltados para a cultura nerd. Entretanto, ao longo dos mais de 10 anos e 650 episódios tratou sobre o universo da música algumas vezes. Vale conferir! (Clique aqui)

Capriche no play

Agora é a melhor hora. Escolha um e mande ver no play. O melhor é que essas são só algumas das opções em um universo quase infinito. Curte mais algum? Conte pra gente!

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS