VOLTAR

Carnaval: entendendo a distribuição

Confira os detalhes da distribuição das músicas tocadas na Festa de Momo

Carnaval sem música não é carnaval. E você, compositor, tem todo direito de receber por suas canções executadas durante a festa.

Em 2017, o carnaval distribuiu R$ 17 milhões para mais de 15 mil artistas. Mas para que todos recebam corretamente é preciso que os organizadores de festas, blocos, shows e bailes paguem em dia o boleto de arrecadação.

A rubrica Carnaval é distribuída em todo mês de maio, após a identificação das canções captadas pelo Ecad através de uma amostra de 50 mil execuções. Os operadores gravam eventos carnavalescos, festas e bailes pré e pós carnaval. Todas as regiões do país são contempladas. Essa é uma metodologia de distribuição certificada e validada pelo Ibope.

Por outro lado, shows, desfiles, micaretas e trios elétricos são distribuídos na rubrica Show. Através dos roteiros musicais enviados às associações ou gravações realizadas por técnicos do Ecad, as obras são identificadas e seus valores, distribuídos somente aos autores (já que não há uso de fonogramas), de forma direta.

Vale lembrar que a rubrica Show é distribuída mensalmente, podendo ocorrer no mês seguinte após a realização do show.

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER