6 dicas para um artista se projetar nas redes sociais

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6 dicas para um artista se projetar nas redes sociais

Como fazer com que conheçam seu trabalho através da Internet

Ser artista não é fácil, independente do tipo de arte que você escolheu: música, teatro, artes visuais, enfim, aquela que faz seu coração bater mais forte. É um ofício que exige tempo, sorte e, principalmente, muita paciência. Se antes, para ser notado, o artista ia direto para a rua mostrar o seu talento – e, por “rua”, entende-se, além da palavra literal, as gravadoras e empresas -, de uns tempos pra cá, pode-se dizer que a Internet virou a calçada perfeita.

Hoje, basta saber usar as plataformas e artifícios certos para causar um burburinho pelas redes sociais e chamar a atenção. A boa notícia é que, dessa forma, seu trabalho pode viralizar e você se tornar conhecido mundo afora (a internet não tem barreiras, lembra?).

 

Separamos algumas dicas de ouro para você que não só deseja divulgar sua arte, mas também quer obter uma comunicação mais forte e mais próxima do seu público.


Vamos lá:

1- Estar presente nas redes sociais: por quê?

Antes de começar, é preciso entender por que é tão importante usar as redes sociais hoje em dia, ainda mais se você tem uma marca – e principalmente se essa marca for você.

Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas do mundo usam redes sociais e o brasileiro é um dos que mais acessam, gastando 650 horas por mês nisso. Segundo um estudo da Social Media Trends, as empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%). Ou seja: não dá para deixá-las de fora das suas estratégias de divulgação!


2- Mantenha uma frequência de postagens

Ninguém gosta de entrar no perfil de uma pessoa e o último post ter sido há meses, concorda? Um perfil desatualizado significa, para um possível fã, ou que você não dá muita importância à plataforma ou até pode passar a impressão de que interrompeu a carreira. Portanto, seja ativo nas redes sociais!

 


 

 

3- Não separe sua arte de quem você é

Não torne o seu perfil uma conta de negócios, apenas para divulgar o seu trabalho. Isso te coloca muito distante do “mundo real” e de quem te segue. As pessoas gostam de ver aquilo que você realmente é, o que gosta de fazer nas horas vagas, como você leva a vida, enfim, os bastidores da sua carreira. É importante que você seja “gente como a gente”; é dessa forma que você irá construir um laço com seus seguidores e, então, trazê-los mais pra perto de você.

 


 

 

4- Conheça os seus seguidores

Entender o público com quem você está lidando é fundamental na hora de pensar e criar os seus posts. Através de informações que você encontra na sua própria conta do Facebook, Instagram e Twitter, você consegue saber se seus fãs são em maioria homens ou mulheres, a idade majoritária, a cidade em que estão localizados, etc. Esses dados podem causar uma enorme influência na forma que você escreve, nas ideias que você transmite e no que você escolhe publicar ou não.


5- Interaja com o seu público

Já faz um tempo que o Instagram disponibilizou um jeito incrível de se comunicar com os seguidores: os Stories. Através dessa ferramenta – que enterrou de vez o Snapchat, o usuário consegue postar fotos e fazer vídeos de um jeito mais “descontraído”, sem precisar seguir os mesmos formatos da curadoria do seu feed, podendo abusar de brincadeiras e acrescentar um toque da sua personalidade.

 

Por que, então, você, artista, precisa usar os Stories?

  • Para mostrar o seu lado que ninguém vê no feed todo arrumadinho e bonito do Instagram. Não tenha medo de deixar a foto perfeita de lado. Os Stories estão aí para você ser menos artista, mais “gente como a gente”.
  • Para oferecer conteúdo exclusivo aos seus seguidores. Fale sobre seu novo trabalho e, se possível, deixe que eles deem uma espiadinha no que vem por aí. Isso poderá causar uma comoção maior do que você imagina.
  • Para conquistar um novo público. Os seus Stories podem aparecer na seção “Explorar” de uma pessoa que não te segue. Isso te dá mais chances de conseguir se mostrar pra quem não sabe quem é você. Além disso, parcerias com pessoas do mesmo nicho de trabalho que o seu são muito bem-vindas! Por exemplo: você é cantor e tem contato com outro cantor que faz um som semelhante ao seu estilo. Combine com ele de vocês trocarem vídeos mostrando seus trabalhos; depois, você posta em seus Stories o vídeo dele e ele o seu. Dessa forma, todos os lados saem ganhando: seus seguidores conhecem um artista novo, você ganha novos admiradores e ele também.

 

Se você pretende estreitar laços com um público jovem, descontraído e fiel, crie uma conta no Twitter! Por lá, você vai encontrar (muitos!) memes, mas também uma galera que se sentirá super à vontade para se comunicar com você.



6- Responda os comentários e mensagens

Não se esqueça de interagir com os seus fãs respondendo os comentários e as mensagens que eles deixam para você. Nesse mundo de “curtidas” fáceis, valorize quem tira um tempo do seu dia para dizer o que achou do seu trabalho.

 

Agora que você já sabe como mostrar o seu trabalho de forma efetiva nas redes sociais, coloque a mão na massa! Compartilhe essas dicas com os amigos e troquem ideias sobre o que funciona melhor para vocês. E lembre-se: um dia, você vai desejar ter começado hoje!

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