ECAD cria classificação “Tema” para obras audiovisuais

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

ECAD cria classificação “Tema” para obras audiovisuais

Em comunicado oficial, o ECAD divulgou, em janeiro de 2018, a criação da classificação “Tema” para obras audiovisuais. Esta novidade tem o objetivo de buscar critérios ainda mais fidedignos à finalidade da utilização de músicas em obras audiovisuais.

Confira o comunicado na íntegra:

“Em busca de critérios ainda mais fidedignos à finalidade da utilização de músicas em obras audiovisuais, comunicamos a criação da classificação musical TEMA (TM), que passa a ser atribuída a obras e fonogramas criados e/ou utilizados com a função de marcar um momento específico de um programa, trazendo uma memória musical para o telespectador por ser tocada regularmente.  Esta classificação será aplicada, portanto, a uma execução musical padrão que identifica e marca momentos relevantes de uma obra audiovisual, tendo peso 4/12 e sendo adotada nas seguintes situações:
– Música padrão da abertura de um programa, que passa a executá-la em segundo plano no momento da “escalada” dentro do contexto narrativo de abertura (aplicável aos gêneros de programa jornalístico ou de variedade);

– Música tema que tem a função de remeter a um momento relevante/específico, como tema do programa, do apresentador (programação de variedade) ou de “brincadeiras” específicas.

– Música padrão de locação, quando é executada em novela ou filme como passagem de cena (dia/noite); para ressaltar um bairro ou cidade, etc;

– Música padrão executada na programação de teledramaturgia (séries, minisséries, novelas) e filmes que marca uma situação relevante da trama, porém com a função de identificar a situação e não a personagem.

Com esta nova classificação, a distribuição do segmento de TV passa a abranger os seguintes tipos de utilização musical e seus respectivos pesos: Tema de Abertura (TA: 12/12), Tema de Encerramento (TE: 12/12), Tema de Personagem (TP: 8/12), Performance (PE: 6/12), Tema de Bloco (TB: 4/12), Tema (TM: 4/12), Demais Obras (DM: 2/12) e Background (BK: 1/12).

 

Outras alterações na distribuição do segmento de TV
O Ecad passa a contemplar os titulares das músicas executadas em matérias jornalísticas e também em flashes (que abrem uma programação e/ou trazem notícias nos intervalos dos programas) que apresentarem uma vinheta com música padrão, desde que as músicas sejam informadas na planilha de programação enviada pelas emissoras.

 

Trabalhamos para impulsionar a música como arte e como negócio. Junto com as associações, o Ecad existe para manter a música viva.”

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER