Que artistas dominam a playlist dos brasileiros no trabalho?

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Que artistas dominam a playlist dos brasileiros no trabalho?

Resultados foram dominados por artistas estrangeiros, mas Jorge & Matheus e Charlie Brown Jr. representam a produção nacional

Se você tem a impressão de que o fone de ouvido já é praticamente um equipamento de trabalho obrigatório para muita gente, acertou. Uma pesquisa realizada pela rede social LinkedIn e pelo serviço de streaming de áudio Spotify revelou que 83% dos brasileiros escutam música no trabalho.

A banda campeã é o Coldplay, com 41% da preferência dos participantes, seguida pelo também britânico Ed Sheeran e pela dupla Jorge & Matheus, ambos com 31%. Maroon 5 (30%) e Charlie Brown Jr. (21%) completam o Top 5.

Como é possível constatar pelos artistas favoritos, a pesquisa mostrou que 48% dos brasileiros acham que o Pop é o gênero musical mais adequado para se ouvir no trabalho. Logo depois vêm MPB (33%), Clássica (30%), Rock (24%) e Sertanejo (22%).

Alguns dos artistas que estão no topo das listas de mais ouvidos ficaram de fora quando o assunto é música no escritório. Anitta e Wesley Safadão foram considerados os artistas menos apropriados para o expediente, com 39% e 37% respectivamente. O sertanejo de Maiara & Maraísa (17%), Marília Mendonça (16%) e Simone & Simaria (16%) completam a lista, indicando que os brasileiros acreditam que algumas músicas só devem ser ouvidas depois do expediente.

O levantamento foi feito com 1.030 pessoas de todos os estados do Brasil. Para 90% dos respondentes, ouvir música durante o trabalho aumenta a produtividade; para 80% deles, isso é essencial para se sentirem motivados ao longo do dia. Enquanto isso, tímidos 2% acreditam que música não é algo apropriado para o ambiente de trabalho.

Para todo mundo

As respostas também mostraram que a música é realmente uma linguagem universal, mesmo no mundo profissional. Como era de se esperar, 95% dos profissionais da área de marketing afirmaram que ouvir música os deixa mais produtivos.

A surpresa, no entanto, está em áreas mais tradicionais, como finanças, em que 90% dos participantes afirmaram o mesmo. A música também aumenta a produtividade de 98% dos profissionais de TI, 79% dos engenheiros e 90% dos profissionais de educação e construção civil.

Em um texto postado em seu perfil no LinkedIn, o diretor financeiro da rede social na América Latina, Pedro Alencar, revelou que é do time de quem usa a música para amenizar estímulos externos e focar o trabalho.

“Faço parte das profissões ‘caretas’ e dificilmente imaginam um diretor financeiro escutando música enquanto desvenda o Excel. Mas tenho muitas tarefas que exigem concentração do início ao fim e a música me ajuda a manter o foco por mais tempo. Chego a ficar horas com o fone sem perder a atenção”, escreve.

Com base na pesquisa, o Spotify e o LinkedIn criaram uma playlist especialmente para ouvir o expediente – e que embalou a produção desse texto. A lista Música no Trabalho está disponível clicando neste link.

Confira os artistas preferidos em cada região brasileira no infográfico abaixo:

Coldplay é o favorito em quatro das cinco regiões brasileiras.LinkedIn/Spotify/Divulgação

Fonte: Gazeta do Povo

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER