DOS NAVEGANTES – novo álbum de Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

DOS NAVEGANTES – novo álbum de Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise

Show de lançamento conta com participações especiais de Cristóvão Bastos, Bruno Aguilar e Mingo Araújo

“Dos Navegantes” é novo álbum gravado por Edu Lobo, Mauro Senise e Romero Lubambo.  O álbum chegará ao mercado fonográfico no dia  5 de maio, pela gravadora Biscoito Fino, e terá show de lançamento no dia 13 de  maio, no Rio de Janeiro.

A união dos três ícones da música neste álbum começou quando Mauro Senise lançou seu CD dedicado a Gilberto Gil, Amor até o fim. Romero Lubambo, que estava há trinta anos fora do Brasil, estava por aqui e participou de duas faixas. O entusiasmo do reencontro foi tanto que Mauro e Romero engrenaram um outro CD, Todo sentimento, lançado em outubro do ano passado. Neste álbum teve a participação de Edu Lobo em duas faixas. Edu se apaixonou tanto pela formação enxuta do grupo (violão, sopros, contrabaixo, percussão) que decidiu gravar este CD, Edu Lobo/Romero Lubambo/Mauro Senise. Mauro resume: “O CD foi concebido no dia 20 de julho de 2016, era aniversário de Romero Lubambo e o Edu comentou o quanto tinha adorado o feitio simplificado do CD que Romero e eu gravamos, com a sua participação em duas faixas. Minha mulher – e nossa produtora – Ana Luísa botou a ideia na mesa: que tal gravarmos um CD com esta formação: voz, violão, sopros, contrabaixo e uma eventual percussão? A ideia foi aprovada por aclamação. Já no dia seguinte, Edu mandou por e-mail uma lista com 32 joias. Aí começou o sofrimento: escolher 11 músicas entre tantas belezas. Foram 7 dias de gravação, 7 dias de alegria, 7 dias que passaram voando, mas que ficarão para sempre na nossa memória.” (É bom lembrar que, dos quatro álbuns dedicados por Mauro a compositores da MPB, o de Edu foi o primeiro: Casa Forte, em 2006, seguido por um DVD gravado na Sala Cecília Meireles, com a participação especial de Edu (voz e violão) em Canção do Amanhecer, parceria com Vinícius.)

O conceito de simplicidade marcou este álbum. Mauro e Romero montaram uma tessitura instrumental que é uma verdadeira cama de plumas para o canto de Edu.

O navegar é o fio condutor da maioria das letras: “Além do mar (Zambi); meu destino dá no mar (…) eu que nem sei navegar” (Toada); “moinho do mar” (Ilha de Lia); “degredo de amor e de mar (…) “não sigo, persigo outro mar” (Gingado dobrado); “o vento vadio é que fez meu navio voltar pro mar” (Dos navegantes); “eu sou a mulher da rua, o vagabundo poeta, o navegante da lua” (Considerando). A faixa final, composição mais recente de Edu, é a instrumental Noturna, com arranjo e participação ao piano de Cristóvão Bastos. Edu comenta: “É um CD com minhas canções e, é claro, eu canto. Mas o caráter de música instrumental está presente o tempo todo, em todas as canções, o que muito me agrada. E terminamos de uma forma honrosa e comovente para mim: com uma canção inédita, instrumental, que funciona como uma despedida de todos eles ao compositor, já passado dos setenta, mas com um coração ainda de menino. A Noturna fecha os trabalhos e nos emociona. E, é claro, fiquei quieto no estúdio enquanto ela estava sendo gravada, ouvindo apenas e batendo palmas, sem fazer barulho.”

Já Romero, considerou a decisão de gravar o CD ter ocorrido justo no dia do seu aniversário “o melhor dos presentes.” Diz ele: “A música do Edu me acompanha e me inspira desde muito cedo em minha vida, mas nunca tínhamos nos encontrado antes.­ Sonho total realizado! Juntamente com meu grande e supertalentoso amigo Mauro, foi só alegria, carinho e amor que colore cada nota gravada.”

Este CD raro de Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise é puro maná para aqueles que buscam na arte algo criativo e duradouro. Ouvindo estes nossos navegantes do bem, arrostando as tempestades de um mundo cada vez mais hostil, prosseguimos a viagem da vida, barcos a favor do vento, arrastados incessantemente para a música.

 

O show de lançamento de “Dos Navegantes” será em 13 de  maio, no Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles  

Serviço Show: Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise – Lançamento do CD Dos Navegantes
Participações: Cristovão Bastos ao piano, Bruno Aguilar no contrabaixo e Mingo Araújo na percussão.
Data: 13 de maio – sábado às 20 horas –  Ingressos: 40,00 (inteira) e 20,00 (meia)
Local: Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa 47.RJ.Tel:(21) 2332-9223/2332.9224

(Foto: Rodrigo Lopes)

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER