Você sabe as diferenças entre a distribuição das rubricas “Música ao Vivo” e “Show”?

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Você sabe as diferenças entre a distribuição das rubricas “Música ao Vivo” e “Show”?

O que há de comum é que ambas contemplam apenas a parte autoral, ou seja, apenas os autores e editores, se houver, que receberão os valores.  As duas rubricas podem parecer iguais, mas as distribuições obedecem a critérios diferentes.

Veja a seguir as diferenças e como funcionam as distribuições.

A distribuição da rubrica  “Música ao Vivo” se define pelas obras captadas em estabelecimentos mensalistas que realizam o pagamento de retribuição autoral ao Ecad. São os locais que utilizam música ao vivo de forma permanente, como por exemplo, bares de música ao vivo, piano-bares, casas noturnas e restaurantes que tem música ao vivo.

A distribuição é indireta, ou seja, realizada por amostragem e o pagamento é trimestral (janeiro/abril/julho/outubro)

Esta metodologia de amostragem é certificada pelo Ibope Inteligência e consiste em escalas de gravações elaboradas e predefinidas  pelo Ecad, onde 50  mil execuções mensais são proporcionalizadas para serem captadas de acordo com as cinco regiões geográficas do país e com os valores pagos.

Já na distribuição da rubrica “Shows”, as obras musicais contempladas são as executadas em espetáculos musicais, teatrais, festivais de música, nas turnês dos artistas, etc. São os shows que são realizados eventualmente. Diferente das apresentações nos estabelecimentos com música ao vivo onde as apresentações são frequentes em um mesmo lugar, este show normalmente ocorre numa data ou período específicos. As obras são captadas através dos registros em roteiros musicais fornecidos pela produção do show, ou pelas gravações efetuadas pelo Ecad no local.

Neste caso, o valor de cada execução será de acordo com o valor pago ao Ecad, que pode ser através do rendimento obtido com a receita da bilheteria, ou de acordo com o espaço físico utilizado no show (quando não há cobrança de ingressos). A distribuição é direta, já que o valor arrecadado daquele show será distribuído para todas as obras executadas no evento, contemplando todos autores e editores (quando houver).

A distribuição desta rubrica pode ocorrer em qualquer mês, o tempo dependerá de quando o roteiro das obras foi entregue e o valor foi pago ao Ecad. Após o pagamento ao Ecad e a identificação do roteiro das obras executadas, os valores passam a ser distribuídos em até 60 dias.

musicaaovivoxshow-facebook

 

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS