50 Anos de Carreira de Nivaldo Ornelas

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

50 Anos de Carreira de Nivaldo Ornelas

O músico Nivaldo Ornelas está completando 50 anos de carreira neste ano de 2016, e a celebração desta brilhante trajetória na música veio através de grandes projetos pelo Brasil durante o ano.

nivaldoornelas-facebook-link

 

O saxofonista, flautista, compositor, arranjador e autor de mais de 200 obras, foi um dos fundadores, em 1964, do Clube Berimbau Jazz Clube, em Belo Horizonte, ponto de encontro dos músicos mineiros na época, e que mais tarde formariam juntos o Clube da Esquina. A partir daí, Nivaldo foi consolidando sua carreira, até tornar-se um dos músicos mais renomados do Brasil.

Sua obra é reconhecida pelos solos excepcionais de saxes e flautas em gravações e apresentações com renomados artistas como Milton Nascimento, Gary Peacock, Jack DeJohnette, Egberto Gismonti, Wagner Tiso e muitos outros.

Ao longo destes 50 anos de carreira, produziu 14 discos autorais, fez centenas de participações com outros artistas e recebeu muitos prêmios, dentre os quais destacam-se: o Troféu Villa-Lobos pelo disco Portal dos Anjos, o Troféu Chiquinha Gonzaga pelo álbum Viagem Através de um Sonho e o mais atual agora em 2016, vindo da Universidade Federal de Minas Gerais. Transitando muito bem entre o erudito e o popular, sua arte abrange também composições para cinema, teatro e balé. Entre os trabalhos mais recentes estão: a idealização de dois grandes projetos: “Jazz Mineiro Orquestra” e “Série Brasil Holanda”. www.nivaldornelas.com.br.

As comemorações foram consolidadas em dois projetos, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, foi realizado o Projeto “A música através do sonho”  que teve shows no Sesc Pompéia, com as participações de Egberto Gismonti e Wagner Tiso.

No Rio, foi produzido o Projeto Série Brasil-Holanda com a Orquestra de Sopros Banda Filarmônica, um ensaio poético musical formado por 15 obras, dentre elas, 9 de autoria de Nivaldo, sobre as raízes artísticas do período em que os holandeses estiveram no Brasil.  O trabalho foi desenvolvido de 1996 até 2016, após uma longa pesquisa que abordou também as contribuições africana e indígena. O objetivo do trabalho seria mostrar que a música pode ser um instrumento de aprendizagem sobre a cultura dos países criando um intercâmbio de interesse para quebrar possíveis paradigmas e preconceitos.

O espetáculo de estreia foi gravado e transformado em um DVD, com o apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos.

O DVD está sendo distribuído gratuitamente para escolas públicas de música ou instituições culturais como forma de incentivar o gosto pela pesquisa musical. Os interessados podem enviar e-mail para nivaldornelas@hotmail.com e solicitar.

Nivaldo Ornelas comemora os seus 50 anos de carreira, mas quem ganha este presente é a cultura brasileira por toda sua contribuição durante este tempo.

Confira algumas fotos:

0153-1873

 

0232-2219

 

0258-2310

 

0333-2601

 

(FOTOS: réditos das fotos: Fabiano Veneza / arte: MayoDesign).

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS