Todas as gravações que você participou constam no seu relatório de fonogramas?

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Todas as gravações que você participou constam no seu relatório de fonogramas?

Os Direitos Conexos são os direitos de quem participou de uma gravação e a distribuição é baseada nas informações que constam no cadastro do ISRC no Ecad. Este cadastro é feito pelo Produtor Fonográfico (Gravadora/Independente), que é o responsável pelas informações que constam no documento e pelo envio do cadastro para a associação a qual estiver filiado.

No ISRC de cada música constam todas os dados dos participantes da gravação, e é através deste cadastro que o Ecad identifica todos os artistas para que cada receba os rendimentos do fonograma em sua respectiva Associação.

Todos os músicos e intérpretes precisam sempre ficar atentos ao relatório de gravações, pois qualquer pendência, a Abramus pode auxiliar na solução para que todos recebam seus créditos devidamente.

Alguns problemas que podem Ocorrer:

  • ISRC não cadastrado: o ISRC pode não estar cadastrado no Ecad pelo Produtor Fonográfico. Se a música já tocou, o  Ecad mantém o crédito retido até o cadastro ser efetuado.

Às vezes, principalmente em trabalhos independentes, o produtor fonográfico gera os códigos de ISRC, mas não envia para cadastro. Ou seja, além de gerar os códigos, é imprescindível que envie o ISRC para cadastro.

O que a Abramus pode fazer: Se o ISRC não está cadastrado, a Abramus pode auxiliar para que se busque o cadastro do ISRC junto ao Produtor Fonográfico. Os maiores produtores fonográficos e gravadoras estão filiados na Abramus e, nestes casos, pode-se solicitar diretamente as documentações. No caso de Produtores Fonográficos não filiados na Abramus, é possível auxiliar na busca por este cadastro  e em todo processo para que seja efetuado.

Para os artistas independentes, que são os próprios produtores fonográficos de seus trabalhos e que ainda não cadastraram o ISRC, a Abramus ajudará com todos os procedimentos necessários. O cadastro finalizado, se já houver créditos retidos, solicita-se a liberação destes créditos.

  • Titular Pendente de Identificação: Muitas vezes também, mesmo com o ISRC cadastrado, as informações podem ficar pendentes no cadastro, e isso não gerar crédito ao músico ou ao intérprete. Um titular estar Pendente de Identificação em um fonograma significa que o nome dele consta, mas não de forma correta, como, o nome incompleto e sem CPF, o nome cadastrado incorretamente ou o titular cadastrado apenas pelo pseudônimo.

Por exemplo, se o músico é cadastrado no ISRC com seu pseudônimo, ou sem seu CPF  é necessário que a sociedade identifique e informe ao Ecad para que esse nome pendente seja associado ao nome correto e o trabalho ser vinculado ao cadastro do artista.

Porém, em alguns casos,  a sociedade pode não identificar de imediato sem a informação do artista devido ao volume de cadastros que entram no sistema e por não ter acesso a todo trabalho que o artista faz. Se em uma gravação o nome do artista está pendente, esta gravação não fica vinculada ao artista no cadastro.

O que a Abramus pode fazer: Após o titular informar que a gravação não consta no relatório, a Abramus efetua uma busca no sistema , identifica o fonograma e confirmando que o titular consta como pendente, pede a associação do nome pendente ao nome correto. O crédito fica retido, vinculado a este nome pendente, e quando é devidamente identificado, os créditos são liberados.

  • Nome não Constar no ISRC: O Produtor Fonográfico cadastra o ISRC, mas sem o nome de alguns músicos.

O que a Abramus pode fazer: Após a identificação do fonograma, se o nome do artista não constar, mediante a comprovação da participação, é necessário que o ISRC seja alterado para a inclusão do nome. Para isto, há um ajuste de crédito para o Produtor Fonográfico que não cadastrou as informações de forma correta.   A Abramus identifica a gravação e auxilia no processo de alteração para a inclusão do nome no fonograma e os devidos ajustes de créditos.

Por todas estas razões, é importante verificar se todas as gravações estão no seu relatório. Se alguma gravação não constar, o associado precisa informar para que a Abramus ajude a solucionar qualquer pendência e os músicos e intérpretes recebam todos os valores devidos.

Você pode solicitar seu relatório de gravações por e-mail através da unidade a qual está filiado, ou entrar em nosso Portal portal.abramus.org.br e verificar os fonogramas vinculados ao seu nome.

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER