Ouvir música te deixa arrepiado?

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Ouvir música te deixa arrepiado?

post1 - 15.7

 

O coração bate mais forte, suas mãos suam e os pelos começam a se arrepiar, metade da população descreve essas sensações ao escutar suas músicas favoritas.

Cientistas de Harvard descobriam que o cérebro dessas pessoas apresenta uma conexão especial que são afetadas ao ouvir uma música.

Os pesquisadores reuniram 20 voluntários, 10 que diziam não sentir nada e 10 com as sensações descritas. Cada participante pôde escolher até cinco músicas para o teste, as escolhas variaram de Coldplay até as sinfonias de Wagner.

Ao monitorar os batimentos cardíacos, ao ouvirem os trechos principais de suas músicas escolhidas, foi possível observar que o coração de todos bate mais forte, mas para os que sentem arrepios a alteração foi mais intensa.

Foi realizada também uma ressonância magnética para verificar as diferentes conexões, e para os que mais se arrepiam foi visto que há mais fibras nervosas que saem do córtex auditivo e se ligam ao córtex insular anterior e o córtex pré-frontal, onde são processados os sentimentos e emoções.

Ainda não se sabe se essas pessoas nascem com essa sensibilidade maior ou se é possível desenvolvê-la com o tempo.

Foto: DR – Direitos Reservados

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS