João Donato, Elétrico!

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

João Donato, Elétrico!

Por Junior Soares

Aos 81 anos, o pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor de mão cheia, João Donato lança álbum instrumental “Donato Elétrico” em março deste ano.

Donato-João-foto

(Foto: Caroline Bittencourt)

João Donato foi amigo dos expoentes da bossa nova, mas não se encaixa em um rótulo. Seu estilo musical passeia entre a própria bossa nova e o jazz, a música latina, entre outros; já priorizou o som acústico, mas também mostra versatilidade ao explorar o eletrônico.

Donato Elétrico é o nome do novo álbum, que já inova na capa, com produção gráfica de Rodrigo Sommer. Já a inspiração para o som deste disco vem dos anos 70.

Donato Elétrico nasceu no ano de 2013 a partir de uma conversa entre o músico e o Produtor Ronaldo Evangelista. Na época, em uma visita à casa do compositor, Ronaldo e Donato conversavam sobre a ideia de produzirem um novo álbum, quando o pianista teve a ideia de lançar músicas novas tendo como referência seus primeiros LPs, dos anos 70 (A Bad Donato e Donato Deodato). O álbum conta com sonoridade do jazz, da música brasileira, e também com contribuições do funk, do afro, do latin. Enfim, um pouco de tudo, como João Donato gosta e é conhecido.

As músicas foram ganhando nomes em homenagens às situações, lembranças, referências e piadas dos momentos. Por exemplo, a canção Resort foi assim batizada porque surgiu em um ensaio antes de uma viagem para um show onde ficaria hospedado em um resort. Já Urbano foi por causa de uma ligação entre Donato e Evangelista em que os ruídos tornaram um “muy bueno” em “urbano”.

Donato Elétrico é um excelente trabalho, conta com participação de 25 músicos e produção de Ronaldo Evangelista. Será lançado em março deste ano no SeloSESC.

Donato-Eletrico-capa

(Arte da capa: Rodrigo Sommer)

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER