A ABRAMUS participa do III Seminário Internacional da Sociedade Portuguesa de Autores

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

Faça parte da maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

A ABRAMUS participa do III Seminário Internacional da Sociedade Portuguesa de Autores

Por Junior Soares

A ABRAMUS participou do III Seminário Internacional “Cultura, Lusofonia e Direito de Autor na Era Digital”, promovido pela SPAUTORES.

A ABRAMUS, representada pelo Gerente de Novos Negócios Gustavo Gonzalez, participou do III Seminário Internacional “Cultura, Lusofonia e Direito de Autor na Era Digital”, promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores – SPAUTORES – nos dias 25 e 26 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal), um dos pontos mais nobres da capital Portuguesa.

O III Seminário Internacional foi realizado para discutir assuntos atuais e de grande importância para o meio artístico e cultural e os direitos que as áreas envolvem. Estiveram presentes pessoas influentes para abordar os temas propostos, que foram:  “A Cultura e o Mundo”; “Reflexões Sobre a Cultura e o Digital”; “Direito de Autor em Época de Incerteza”; “As Entidades de Gestão Coletiva na Lusofonia: um mundo de partilha, uma cultura diversa, uma linguagem comum”; e “a Cultura como Fator de Inclusão”. O evento foi aberto ao público, mediante inscrição, que também participou fazendo perguntas.

Além da participação de diversos compositores portugueses, o evento contou com a presença de juristas, embaixadores, jornalistas e diversos formadores de opinião. A CISAC, Confederação Internacional das Sociedades de Autores estava representada pelo seu Vice-Presidente, Javier Gutierrez e pelo Diretor Executivo, Gadi Oron. O presidente da SPAUTORES José Jorge Letria esteve presente, junto com a Diretora Executiva Dra Paula Martins Cunha, entre outros diretores.

spautores-04Gustavo Gonzalez esteve lá e participou da abordagem dos temas sobre os temas “Reflexões Sobre a Cultura e o Digital” e “As Entidades de Gestão Coletiva na Lusofonia: um mundo de partilha, uma cultura diversa, uma linguagem comum”.

“O mercado digital abriu um universo para a disseminação da cultura e isso afeta de maneira muito evidente os países de língua portuguesa. Os laços entre os países que são ligados pela mesma língua, como é o caso de Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Timor Leste tendem a se estreitar cada vez mais”, disse Gustavo Gonzalez

No primeiro painel que participou, sobre “Reflexões Sobre a Cultura e o Digital”, Gustavo Gonzalez explicou um pouco sobre como a nova realidade, baseada no mercado digital, vem afetado a disseminação da cultura e como o mercado da música está inserido nesse segmento. O tema é extremamente atual e gera discussões em todo o mundo.

O segundo painel que teve a participação da ABRAMUS contou com a participação de representantes de sociedades de gestão coletivas de outros países de língua portuguesa, como Angola, Cabo Verde e Portugal. O painel foi moderado pelo presidente da SPAUTORES, José Jorge Letria, que abriu os trabalhos exaltando a importância da cooperação entre as sociedades de língua portuguesa. As sociedades puderam apresentar um pouco sobre a realidade em cada um dos territórios e todos ressaltaram da necessidade de união para a defesa dos direitos autorias.

spautores-002Ao final do evento, o Presidente da SPAUTORES, José Jorge Letria, em sua fala disse: “Terminamos alegres e confiantes com a convicção de que este caminho vale a pena. E quando estamos unidos à volta de projetos desta índole, desta natureza, isso quer dizer que este é o caminho que devemos fazer. É um caminho complexo, difícil, mas que antecipadamente nos garante a vitória da construção do que é justo e único”.

(Fotos: SPAUTORES – Direitos Reservados)

 

Para conferir mais fotos do III Seminário Internacional “Cultura, Lusofonia e Direito de Autor na Era Digital”, CLIQUE AQUI.

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER