MusicPlayce

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

MusicPlayce

Conheça a plataforma que aproxima os compositores dos artistas.

Jorge (Jorge & Mateus), primeiro artista a gravar uma música validada pelo MusicPlayce e Paulo Vitor Vilela, fundador e diretor da plataforma.

Publicado em 01/10/2021

Criado por um compositor que não conseguia liberar suas obras, o MusicPlayce® é a plataforma que veio pra incluir o tema democratização na “composição” da industria musical no mundo.

Goiano, crescido em Palmas-TO, Paulo Vitor começou a compor aos 19 anos justamente por sentir dificuldades em achar músicas para o seu repertório como cantor na dupla Paulo Vitor e Filipe. A sua primeira composição, “Nossas Memórias” foi gravada após 03 anos pela dupla Bruno e Marrone com George Henrique e Rodrigo, o que abriu muitas portas na sua carreira.

Após o final da dupla, Paulo Vitor, tendo sentido na pele o quanto é difícil esse “approach” entre compositores e artistas, resolveu buscar uma solução mais eficiente. Em 2016 começou a desenvolver o projeto MusicPlayce.

Em entrevista exclusiva para a Abramus, Paulo Vitor conta um pouquinho sobre a plataforma, o mercado musical atual, as perspectivas e muito mais. 

1 – E como surgiu a ideia do MusicPlayce?

A ideia surgiu em 2016 ao identificar o risco de afirmar pro artista que dada composição “é um hit” sem ter embasamento algum. Apenas no feeling. Sabendo da quantidade de investimento envolvido em cada lançamento, por parte do artista e empresário, ficou claro que era necessário endossar meu “achismo” e agregar valor naquela obra. A conclusão óbvia foi aplicar a prática de mercado de todas as outras indústrias na industria da música: Ouvir o consumidor. Se o próprio cliente (público final, fã) validasse o produto, estaria justificado o investimento e reduzido o risco da operação.

2 – Qual é o público alvo do aplicativo? 

Todas as personas envolvidas na industria da música. Compositor, cantor, produtor, empresário etc. Nós surgimos pra que vocês consigam trabalhar com cada vez mais assertividade e retorno sobre o seu investimento. Traduzindo: Sucesso.

Paulo Vitor Vilela, fundador e diretor da plataforma.

3 – Como funciona na prática? 

Na prática o público, que só teria contato com a música após o lançamento, ou seja, depois de todo o processo de escolha e investimento de tempo e dinheiro já ter sido feito, é trazido para o início da linha do tempo da música, validando as composições para um determinado “pilar artístico”.

Step 1: O compositor faz upload de suas obras no aplicativo MusicPlayce (disponível nas lojas AppStore e PlayStore)

Step 2: O compositor compartilha sua guia do MusicPlayce com sua audiência (no Instagram, Facebook, WhatsApp etc.) 

Step 3: O público impactado ouve a guia e indica a composição para “qual artista ele acha que  combina” (não é necessário ter o app do MusicPlayce pra ouvir e indicar)

Step 4: Esses dados são tratados, compilados e distribuídos para os artistas tanto no  próprio perfil do artista na plataforma MusicPlayce, quanto pelo compositor através de um relatório gerado pra cada composição.

    O mais interessante é que as composições validadas para os grandes artistas são distribuídas pra todos os artistas intermediários e iniciantes que se identificam com esse pilar musical representado pelos grandes ídolos. Ou seja, muito mais composições liberadas, pra muito mais artistas.

    Independentemente da cidade que você está, dos contatos que tem ou do seu histórico na música, você tem a real possibilidade de liberar suas composições ou de achar música boa e validada pro seu repertório, reduzindo drasticamente os riscos da empreitada.

O MusicPlayce não é um aplicativo de streaming muito menos uma rede social. É uma plataforma com várias soluções voltadas pro mercado da música. Por exemplo, na ferramenta Audição Digital que já está disponível no app do MusicPlayce, o Artista ou Produtor pode fazer um pedido específico de música pra um projeto e o compositor pode submeter sua guia nessa audição específica.

Mais uma vez, de onde você estiver, agora você pode participar e ser ouvido. E quanto mais essa música se identificar com o pedido, através de indicações do público pro artista, por exemplo, mais relevante ela se torna pro artista ou produtor. #Compartilhem e #GeremDados. A voz do povo é a voz de Deus!

4 – Quando foi o lançamento oficial?

    O lançamento oficial para o mercado está acontecendo durante esse mês de setembro de 2021. Já operamos por quase 2 anos em modo Beta, e organicamente crescemos pra mais de 3 mil usuários contribuindo para o aperfeiçoamento da plataforma.

3 – Como foi pra você colocar em prática algo que ajudaria a conectar compositores e artistas?

    Em uma palavra, recompensador. Quando me dei conta de que a plataforma que REALMENTE impactou vidas e que conseguia de fato resolver os problemas que eu senti na minha própria pele, o sentimento foi muito gratificante. Fez valer a pena todo o sacrifício e investimento dos 5 anos de estruturação e desenvolvimento.

5 – Quais os primeiros resultados positivos já alcançados?

    Ainda durante a fase Beta, validamos a primeira composição pra dupla Jorge e Mateus. Logo após, validamos mais 02 obras pra dupla Bruno e Marrone e nesse processo recebemos inúmeras mensagens de agradecimento de compositores espalhados pelo país, nos contando que liberaram composições para artistas regionais através do aplicativo.

6 – E quem esteve ao seu lado nessa nova empreitada?

Acredito que pelo propósito claro de genuinamente contribuir com a sociedade e em foco com a música, contamos sempre com parceiros que se dispuseram a ouvir, validar, creditar e contribuir com nossa caminhada. Foram muitos compositores, artistas, investidores e advisors aos quais pudermos recorrer durante esse período de desenvolvimento que seria injusto da minha parte deixar alguém de fora. Mas quero deixar um destaque especial e meu agradecimento a todo o Time MusicPlayce que acredita no propósito e divide comigo essa missão de contribuir com pessoas e com a música. 

7 – Qual a sua expectativa para os próximos passos?

Continuar crescendo e incrementando a plataforma com mais soluções pra continuar melhorando o ambiente da música e impactar positivamente mais e mais pessoas.

Conheça o MusicPlayce (aplicativo disponível para Android e iOS)

Instagram: https://www.instagram.com/musicplayce/

YouTube: https://www.youtube.com/c/MusicPlayce

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS