O edital Mulheres no Hip-Hop vai reconhecer e premiar projetos nacionais que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento artístico, cultural e a valorização da cultura Hip-Hop no Brasil. A iniciativa é direcionada às mulheres ou entidades protagonizadas por mulheres.
As categorias abrangem Música, Artes Visuais, Pesquisa e Educação, além de Performances. Serão 65 premiações, sendo 20 individuais e 45 coletivas, com valor total de R$ 3 milhões.
Para as inscrições, serão aceitos projetos de composição, arranjos, produção de beats, shows, vídeos, discos, arquivos audiovisuais, sites, revistas, batalhas, rodas culturais, cyphers, jams, espetáculos, slam, beatbox, graffiti, artes visuais, pesquisas, mapeamentos, fotografias, seminários, ciclos de debates, palestras, workshops, oficinas, cursos livres, festivais e fóruns.
As inscrições vão até 20 de julho, e a premiação está prevista para outubro. O prêmio Mulheres no Hip-Hop foi lançado em 9 de julho pelo Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip Hop.
Instituído em outubro de 2023, o Fórum tem como objetivo enfrentar a misoginia, promover a equidade de gênero e fortalecer o protagonismo feminino na cultura hip hop.
Acesse a página do edital Mulheres no Hip-Hop e inscreva-se!
Texto: Anna Ferreira | Arte: Marcela Maciel