A maior associação de música e artes do brasil
A partir de 2026, a premiação contará com a estatueta de “Melhor Capa de Álbum”. A novidade representa um importante passo no reconhecimento dos profissionais responsáveis por traduzir visualmente a identidade de um projeto musical, como designers gráficos, ilustradores e fotógrafos.
Embora o Grammy já premie aspectos visuais em outras áreas — como no “Best Recording Package”, que reconhece o conjunto do projeto gráfico, a capa, de forma isolada, não recebia esse destaque há décadas.
O trabalho desses profissionais é tão complexo quanto o dos músicos. Envolve identidade, conceito e narrativa visual, elementos que enriquecem e amplificam a experiência sonora. A nova categoria devolve visibilidade a esse processo criativo, reconhecendo a relevância de designers e ilustradores na construção estética de um lançamento.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que as capas ganham atenção no Grammy. Em 1959, na primeira edição da premiação, já existia a categoria “Melhor Capa de Álbum. Agora, a capa volta a ter seu momento de destaque.
A Abramus celebra essa conquista como um avanço significativo para os profissionais das artes visuais na indústria da música.
Fique ligado: em breve a Abramus trará mais conteúdos sobre o Grammy!
Texto: Barbara Freitas, com supervisão de Lorena Storani | Arte: Marcela Maciel