A maior associação de música e artes do brasil
A Abramus movimentou o segundo dia do Women’s Music Event (WME) com a oficina “Rima, Flow e Atitude – A alma do Rap em cada verso”. A atividade reuniu Ana Preta e Katú Mirim, compositoras e rappers de sucesso, para um bate-papo descontraído sobre composição, processo criativo e vivências na música.
Sob a mediação de Vanessa Castro, A&R Abramus SP, as artistas compartilharam suas trajetórias, inspirações, os desafios da criação e a admiração por outras compositoras. Também comentaram sobre novos caminhos que desejam experimentar musicalmente.
“Tenho o desejo de explorar mais a composição para outras pessoas, especialmente quando sinto que uma letra pode ser mais adequada para outra artista”, revelou Ana Preta.
Já Katú Mirim aproveitou para falar sobre a variedade de temas em suas composições: “Estou aprendendo a não escrever somente sobre o genocídio do meu povo, porque sou muito mais do que isso. Quero abordar assuntos mais leves e positivos.”
O público participou ativamente da oficina, com perguntas sobre como lidaram com a vergonha no início da carreira, como começaram no rap, por onde iniciam uma composição e como trabalharam a própria voz para a música. As artistas também falaram sobre a importância do movimento hip hop em suas vidas.
Ao final do encontro, Ana Preta aproveitou para reforçar a importância de as artistas conhecerem mais sobre os direitos autorais. “É fundamental que vocês saibam registrar suas obras para proteger seu trabalho. Se não registrarmos, outras pessoas podem pegar nossas criações sem o devido reconhecimento. Aprendi muito sobre direitos autorais com a Abramus, e isso é essencial para nós, artistas”, disse.
O WME aconteceu de 12 a 15 de junho. A oficina foi realizada no sábado, 14, na Biblioteca Mário de Andrade.
Confira abaixo as fotos desta oficina incrível!
Texto: Anna Ferreira | Fotos: Marcela Maciel