A maior associação de música e artes do brasil
A diretoria da Abramus e da Autvis está presente na Assembleia Geral da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), realizada nesta semana. Participam Juca Novaes e Ricardo Mello, da Abramus, Gustavo Gonzalez, da Abramus Digital, e Fabiana Nascimento, da Autvis.
O evento é o mais importante do calendário anual da CISAC, reunindo mais de 100 sociedades de todo o mundo. A Assembleia Geral proporciona uma troca de experiências única, além de possibilitar atualizações fundamentais sobre a gestão dos direitos autorais em escala global.
O principal tema abordado nos painéis foi a regulamentação da Inteligência Artificial e como as sociedades de gestão coletiva estão lidando com essa questão em seus respectivos territórios. Trata-se de uma preocupação mundial, dada a complexidade do assunto e o risco iminente aos direitos autorais dos criadores, que já vêm sendo violados em diversas plataformas.
No Brasil, o tema também está em pauta, e a Abramus tem se posicionado como uma das instituições pioneiras nesse debate, ciente da relevância e urgência da questão.
A proteção aos direitos autorais é um tema sensível, mas de extrema relevância. A atuação das plataformas digitais, muitas vezes marcada por práticas de usurpação de conteúdo, exige regulamentação e medidas eficazes de proteção aos criadores.
A preocupação com a Inteligência Artificial é global, e tanto a Abramus quanto a Autvis seguem atentas aos desdobramentos desse cenário, atuando de forma proativa na defesa dos direitos dos autores.
A Assembleia Geral da CISAC acontece nesta última semana de maio, 26 a 30, na Bulgária.
Texto: Fabiana Nascimento e Gustavo Gonzalez | Fotos: Divulgação