

A maior associação de música e artes do brasil
O legado musical de Adoniran Barbosa passa a ser representado pela Abramus. Cantor, compositor, ator e humorista, o artista multifacetado marcou profundamente a cultura brasileira.
Autor de clássicos como “Trem das Onze”, “Tiro ao Álvaro”, ele se consagrou como um dos maiores sambistas da história do Brasil. Embora tenha nos deixado em 1982, sua obra segue viva no coração dos brasileiros.
Cronista genial da metrópole, Adoniran transformou São Paulo em protagonista de suas canções. Nenhum outro artista retratou a alma da cidade com tanta sensibilidade. Morador da República por vários anos, fez do centro sua principal fonte de inspiração para narrar, com humor e poesia, as mudanças urbanas — como em “Praça da Sé” e vários outros sucessos. Sua relevância é tamanha que, desde 2019, suas obras são reconhecidas como patrimônio cultural paulistano.
A presença de Adoniran também está eternizada na paisagem da cidade. No centro, destaca-se a estátua no cruzamento entre as avenidas Ipiranga e São João, que retrata o compositor ao lado de seu fiel companheiro, Peteleco.
Sua história continua a emocionar novas gerações. Em 2023, o filme “Saudosa Maloca” — inspirado em uma de suas obras-primas — trouxe o sambista às telas, interpretado por Paulo Miklos, também titular Abramus.
Com um legado realmente incomparável, a Abramus se sente honrada em representar os direitos de um gigante como Adoniran Barbosa.
Texto: Barbara Freitas