

A maior associação de música e artes do brasil
Para se destacar no mercado digital, o artista independente precisa entender o público — com dados reais. Felizmente, novas ferramentas lançadas em 2025 estão dando aos artistas um controle sem precedentes sobre sua descoberta e construção de comunidade.
Pensando nisso, nasceu o “TikTok para Artistas”: uma ferramenta, lançada em junho deste ano, que organiza essa força e transforma alcance em crescimento. A ferramenta já está disponível para todos com uma conta de artista certificada.
Principais funcionalidades
O “TikTok para Artistas” permite ao músico analisar e conhecer o perfil demográfico e geográfico do seu público (faixa etária, gênero, cidades e países onde sua música apresenta crescimento).
A ferramenta também facilita a otimização da estratégia de conteúdo, ao identificar os trechos de música que geram maior engajamento e os formatos de vídeo que impulsionam seu som.
Outra função é a de “Pré-Save”, que permite que o ouvinte salve a música em sua plataforma de streaming de preferência antes mesmo do lançamento. Este recurso captura o interesse no momento da descoberta e assegura a audição no dia da estreia.
Foco na estratégia
A plataforma fornece os dados, permitindo que o artista foque na criação musical e na estratégia. A ferramenta simplifica a análise de público, possibilitando a tomada de decisões de carreira sem a necessidade de especialização avançada em métricas.
Este recurso é fundamental, considerando que 84% dos sucessos da Billboard Global 200 viralizaram inicialmente no TikTok, segundo o “Relatório de Impacto na Música”, uma parceria entre o TikTok e a Luminate (2024).
Embora a viralização seja benéfica, a construção de uma carreira sólida é essencial.
Texto: Barbara Freitas | Arte: Rafael Dias