O multiartista Seu Jorge foi agraciado com o título de Cidadão de Salvador na última sexta-feira, 25. Com o plenário da Câmara Municipal lotado, o artista se emocionou com a homenagem e disse estar realizando um sonho.
Em seu discurso, Seu Jorge afirmou que se entende como um africano nascido em terras brasileiras, e que Salvador representa sua conexão com a africanidade, já que a cidade tem cerca de 85% de pessoas pretas em sua população.
O artista destacou também a beleza e a cultura da cidade, além de reverenciar personalidades baianas como o escritor Jorge Amado e Dona Canô, que, para ele, fizeram do Brasil um país muito mais colorido e plural.
Seu Jorge lembrou ainda que Salvador é a única cidade do Brasil a integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na categoria Música.
Proposta pela vereadora Cris Correia (PSDB), a sessão solene foi realizada no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador.
Para a vereadora, a homenagem é um reconhecimento à atuação do artista na divulgação da cultura da Bahia, de suas raízes ancestrais e da especificidade da cultura soteropolitana — especialmente com o lançamento de Baile à la Baiana. O novo álbum contou com a participação dos artistas baianos Magary Lord e Pierre Onassis, que prestigiaram a solenidade, além de Peu Meurray.
Fotos de Reginaldo Ipê, retiradas do site Câmara Municipal de Salvador
Texto: Lorena Storani, com informações da Câmara Municipal de Salvador