I

EDITORIAL

NADA RESISTE A UMA GRANDE CANÇÃO

Ao longo dos últimos 13 anos, governos incompetentes sucederam-se e causaram ao Brasil a maior crise de sua historia, retomando momentos que pensávamos já haviam sido ultrapassados. A inflação voltou com vigor, destruindo o poder aquisitivo do povo brasileiro; a flutuação cambial disparou a níveis que beiram o desfazimento da moeda brasileira; as incertezas econômicas determinaram uma recessão da atividade produtiva; os empresários frearam seus investimentos; a crise politica e econômica afetou os desígnios históricos da evolução nacional.

Num cenário dantesco como este, era de esperar que também os direitos autorais e o sistema brasileiro de gestão coletiva de música, sofressem a repercussão do quadro que se instalou no Brasil.

Contudo, e já diz o cancioneiro popular brasileiro, nada resiste a uma grande canção, e foi nesse cenário adverso que a ABRAMUS cresceu e os titulares receberam valores significativos de direitos autorais, decorrentes da utilização de suas obras e interpretações. Se por um lado o valor da moeda brasileira perdeu quase 50% de seu valor cambial, por outro a arrecadação de direitos cresceu certa de 2,4%, permitindo não só a manutenção de todo o sistema e de todo o seu vigor. E mais do que isso a distribuição de direitos, pelo menos no que diz respeito à ABRAMUS teve uma progressão de 12,27%, em comparação com ano anterior.

O crescimento da ABRAMUS decorreu basicamente da progressiva melhor gestão da documentação do repertório, que hoje se traduz com os números impressionantes de (milhões de obras e fonogramas).

Tivemos um aumento enorme do quadro associativo, contando hoje mais de 48 mil titulares filiados à entidade. Tal fato determinou consequentemente ainda melhor desempenho da área de documentação, de maneira a acolher o vasto repertório que chegou à administração da ABRAMUS.

O Departamento Internacional Autoral cumpriu seu objetivo de aumentar os valores de remessa às sociedades irmãs e trabalhar de forma mais eficaz o repertório de titulares brasileiros no Exterior. O fato é que o departamento teve um ótimo resultado, com um aumento equivalente a 183% dos valores recebidos das sociedades estrangeiras, em comparação com o ano de 2013.

O Departamento Internacional Conexo firmou mais parcerias importantes, celebrando dois novos contratos, com a canadense Mroc e a belga PlayRight. Além disto, muitos titulares estrangeiros escolheram a ABRAMUS para representá-los no Brasil.

O Departamento de Teatro & Dança (Dramaturgia) continua tendo um desempenho significativo, trazendo novos autores para o quadro associativo e buscando a gestão cada vez mais rápida dos direitos decorrentes das produções de Teatro e Dança. Em 2014 Teatro & Dança encerrou o ano com aumento representativo no faturamento e de filiações.

Em 2014 a AUTVIS renovou seu site, apresentando um novo projeto visual e proporcionando mais facilidade para os usuários. O trabalho durante o ano foi intenso, com filiações de nomes conceituados, entre eles Oscar Niemeyer e Eduardo Kobra.

O Departamento Audiovisual teve um importante avanço em 2014; um sistema especial para essa categoria começou a ser desenvolvido e novas parcerias nacionais e internacionais foram seladas.

Nesse ano houve uma alteração no percentual societário, que passou a ser de 6,89%. A ABRAMUS, diferente das demais sociedades, cede 0,89% de bônus para seus titulares.

A ABRAMUS fechou o ano de 2014 com crescimento notável em todas as áreas e entra em 2015 com organização e planejamento para crescer ainda mais, com foco no atendimento aos associados, no mercado e na defesa do Direito Autoral.

O fato que se comprova é que independentemente da crise brasileira e da perda do valor da moeda nacional, a entidade cresce, numa demonstração inequívoca de que nada resiste a uma grande pressão, e mais, e trabalhando com a eficiência de sempre a ABRAMUS sempre haverá de concluir sua destinação histórica.

Roberto Corrêa de Mello
Gerente Geral

II

ARTÍSTICO & REPERTÓRIO

11ESTADOS
BRASILEIROS

Com um crescimento superior a 10% em relação ao ano anterior e 5.338 novas filiações que totalizaram 44.608 titulares, o ano de 2014 mais uma vez consolidou a posição da ABRAMUS como uma das mais importantes sociedades autorais brasileiras. Novas e importantes filiações foram realizadas ao longo do ano, confirmando mais uma vez a ABRAMUS como a maior sociedade do país frente ao repertório nacional.

Com foco na excelência do atendimento, os departamentos de artístico & repertório instalados nas principais capitais e cidades do Brasil, seja através de nossos representantes ou de nossos agentes, são os responsáveis pela captação de novos titulares e principalmente pela manutenção do quadro atual.

A utilização de nossas ferramentas e a reformulação de nosso Portal de Relacionamento também foram fatores importantes na fidelização de nossos titulares que hoje dispõem de recursos para realizar seus cadastros de obras e fonogramas, pesquisas de créditos protegidos, envio de arquivos e informações, consulta aos demonstrativos financeiros e muito mais, diretamente de seus escritórios, sem a necessidade de deslocamentos ou gastos de envio, realizando todas as tarefas através da internet.

O ano de 2014 também foi de extrema importância na convergência das diversas sociedades, sob nossa liderança, em diversos assuntos técnicos e regras decididos e alterados no decorrer do ano, sempre buscando uma distribuição mais justa e transparente para todos os titulares.

Importantes mudanças são esperadas para 2015 no cenário político nacional e com a consolidação das novas receitas definidas com os acordos financeiros iniciados em 2013 e concluídos em 2014, permitindo que diversos grandes usuários voltassem a ser adimplentes e assim incrementando a distribuição de diversas rubricas.

A ABRAMUS está pronta para 2015, pronta para dar continuidade aos mais de 30 anos de DIREITOS AUTORAIS LEVADOS A SÉRIO!!!

Gustavo Vianna
Gerente do Artístico & Repertório

FILIADOS EM 2014
5.338

FILIADOS NO TOTAL
44.608

III DOCUMENTAÇÃO

O Departamento de Documentação é o elo de ligação das informações do repertório com o "dono" do repertório.

Esse departamento, hoje um dos mais importantes e que recebe maior atenção dentro da ABRAMUS tem, dentre as suas atribuições a função de cadastrar o repertório dos associados da ABRAMUS na base da ABRAMUS e no sistema de distribuição do ECAD.

O departamento é dividido estrategicamente em três equipes (obras, fonogramas e cue sheets), o que permite uma melhor dinâmica das informações e auxilia para que os titulares tenham suas informações informadas ao ECAD no menor prazo possível.

O trabalho, que aos olhos muitas vezes parece simples, é na verdade extremamente complexo e contém uma série de particularidades. As informações são enviadas pelos titulares à ABRAMUS, que dentro do departamento de documentação, analisa os dados que serão cadastrados no nossos sistema e depois exportados para o sistema do ECAD. Dentre os processos envolvidos nessa engrenagem, cabe destacar a análise de informações e o cruzamento dos dados cadastrados pelas outas sociedades. Após o processo, quando todas as informações já foram tratadas e analisadas, os dados são enviados para o ECAD, para que ele carregue as informações na sua base de distribuição.

Entretanto, pela pluralidade de sociedades, pode ocorrer da informações entrar em conflito com a informação cadastrada por outra sociedade, e nesse caso a ABRAMUS irá entrar em contato com o titular para resolver a questão.

A ABRAMUS recebe um volume muito grande de dados para serem cadastrados todos os anos, incluindo obras, fonogramas e cue sheets. Temos que estar sempre preparados para atender a demanda dos nossos associados e por isso a documentação trabalha sempre em conjunto com o departamento de Informática. Os números do último ano forma muito positivos e o empenho de toda a equipe tem sido no sentido de melhorar sempre.

Gustavo Gonzalez
Gerente de Documentação e Novos Negócios

Total cadastrados pela ABRAMUS:

OBRAS
2.949.780 mi

FONOGRAMAS
3.218.240 mi

CUE SHEETS
33.024 mil

IV

INTERNACIONAL DIREITOS AUTORAIS

Consolidamos em 2014 todo o trabalho planejado em 2013. Nosso objetivo era continuar aumentando os valores que remetemos para as sociedades irmãs, mas também trabalhar de forma mais eficaz o repertório de nossos titulares no exterior. Temos nos concentrado nisso nos últimos anos e percebemos que nosso esforço tem dado resultado, uma vez que obtivemos em 2014 um aumento de 183% com relação aos valores recebidos em 2013.

RECEBIMENTOS

Em 2014 recebemos R$ 4.366.101,44. Segue abaixo um comparativo dos últimos 4 anos.

Titulares e obras que mais receberam do exterior em 2014:

1.094.824,75
2011
1.406.080,39
2012
1.542.027,69
2013
4.366.101,44
2014
TITULARES
CASSIO SAMPAIO SILVA
OBRAS
BALADA
SHARON ACIOLY ARCOVERDE AI SE EU TE PEGO
DORGIVAL DANTAS DE PAIVA BARA BARA
SILVIO LUIS RICHETTO ALCANCEMOS LAS ESTRELLAS
PAULO RUBENS DE MORAES TATIT ON EAT
ILAN RECHTMAN E DEPOIS
EDUARDO JOSE QUEIROZ DE OLIVEIRA SAMBA DA GALINHA
KLEBER CAVALCANTE GOMES FUNK MONKEY
JORGE MARIO DA SILVA FORRO DA FRUTA
MIKAEL MUTTI RAMOS AVENIDA BRASIL CUES

REMESSAS

Em 2014 remetemos R$ 9.094.645,65 para as sociedades com as quais temos contrato bilateral e também para as editoras e compositores estrangeiros que representamos aqui no Brasil. Isso significou um aumento de 25,4% se compararmos com os valores que enviamos em 2013.

Para o ano de 2015 pretendemos continuar trabalhando para aumentar os recebimentos de nossos titulares, com a ampliação do departamento e aquisição de novos recursos. A música brasileira é muito executada e admirada no exterior e devemos fazer todo o possível para que nossos titulares recebam a justa remuneração por seu trabalho.

Além disso, como sempre fazemos desde o começo, vamos continuar buscando a satisfação das sociedades e dos titulares estrangeiros que representamos no Brasil.

Roseany Fagundes
Gerente do Departamento Internacional

SGAE SESAC SADAIC SACM AGADU
V

INTERNACIONAL DIREITOS CONEXOS

Em 2014 o internacional Conexo da ABRAMUS ficou maior. Agora são 21 parcerias bilaterais e mais 5 unilaterais. Dois novos contratos foram celebrados em 2014, Mroc (Canadá) e PlayRight (Bélgica), além das já tradicionais parcerias com diversas sociedades internacionais, como a PPL (Inglaterra), Sena (Holanda), Sami (Dinamarca) e diversas outras.

Ficamos maiores também quanto às agências que representam artistas internacionais. Já são 21 contratos e, além disso, contamos ainda com cerca de 50 titulares estrangeiros, porém, que escolheram a ABRAMUS para representá-los no Brasil.

Tais resultados são frutos de um grande trabalho e investimento em pessoas, sistemas e processos. A estratégia adotada desde 2013 considera ainda o crescimento que há por vir nos próximos anos, já que negociações com outros países estão se materializando. Tudo isto é parte do esforço realizado pela ABRAMUS para melhorar sua atuação internacional e, principalmente, obter melhores resultados do repertório brasileiro executado no exterior.

Entre 2013 e 2014 mais de R$ 1,3 milhão foram arrecadados das associações estrangeiras enquanto que cerca de R$ 813 mil desta arrecadação já foi distribuída aos artistas brasileiros.

CONHEÇAM AS SOCIEDADES PAGANTES, ALÉM DOS FONOGRAMAS E ARTISTAS QUE MAIS ARRECADARAM EM 2014:

SOCIEDADE
AIE
PAÍS
ESPANHA
VALOR
R$379.177,63
CPRA GEIDANKYO JAPÃO R$171.607,07
GRAMEX DINAMARCA R$14.045,77
PPL - I INGLATERRA R$25.839,66
SAMI SUÉCIA R$1.864,59
SENA HOLANDA R$146.655,97
SOUND EXCHANGE ESTADOS UNIDOS R$572.754,41
TOTAL R$ 1.311.945,10
Estados Unidos Espanha Japão Holanda Inglaterra Dinamarca

PRINCIPAIS ARRECADAMENTOS:

ARTISTAS
NIVALDO BATISTA LIMA
FONOGRAMAS
BALADA
CAETANO EMMANUEL VIANA TELES VELOSO HUELLAS
JOSE ALVES VASCONCELOS FILHO BURGUESINHA
JORGE MARIO DA SILVA SO IN LOVE
JORGE LIMA MENEZES NOTHING BUT A SONG
THIAGO IORCZESKI SURF BOARD
VANESSA SIGIANE DA MATA FERREIRA TICKET TO RIDE
LOALVA BRAZ VIEIRA MAS QUE NADA
ROBERTO BATALHA MENESCAL FEELINGS
MAURICIO ALBERTO KAISERMAN LAMBADA
Quanto ao repertório internacional executado no Brasil, a ABRAMUS faz também um grande trabalho. Aproximadamente R$ 12,150 milhões foram distribuídos contemplando cerca de 4000 titulares internacionais através de suas sociedades e representantes. O trabalho de documentação destes fonogramas é o maior responsável pelo ótimo resultado conquistado. Atualmente temos cerca de 3.020.000,00 milhões de fonogramas cadastrados no ECAD e a ABRAMUS, como a sociedade brasileira mais atuante, é responsável pelo cadastro de aproximadamente 95% de todos fonogramas cadastrados apenas em 2014.

Carlos Eduardo Franzão
Gerente de Operações Internacionais

SOCIEDADES PARCEIRAS

ACOGEF (COSTA RICA)
ACTRA PRS (CANADÁ)
AIE (ESPANHA)
ANDI (MÉXICO)
APOLLON (GRÉCIA)
CPRA/GEIDANKYO (JAPÃO)
GRAMEX (DINAMARCA)
GRAMO (NORUEGA)
HUZIP (CROÁCIA)

NUOVO IMAIE (ITÁLIA)
OBERIH (UCRÂNIA)
PLAYRIGHT (BÉLGICA)
PPL-I (INGLATERRA)
PPL-PF (INGLATERRA)
RAAP (IRLANDA)
SAMI (SUÉCIA)
SENA (PAÍSES BAIXOS)
SGP (PARAGUAI)

STOART (POLÔNIA)
UMA (UCRÂNIA)
ZAVOD IPF (SLOVÊNIA)
ARTISTI (CANADÁ)
MROC (CANADÁ)
ROUPI (RUSSIA)
SOUNDEXCHANGE (EUA)

AGÊNCIAS

BLUEWATER (EUA)
BOOSEY & HAWKES (INGLATERRA)
DEFENSIVE (INGLATERRA)
GLOBAL MASTER RIGHTS (INGLATERRA)
IMAGEM UK (INGLATERRA)
INGROOVES MUSIC (INGLATERRA)
IPRG (HOLANDA)
IRR (INGLATERRA)
MACC (HOLANDA)

OFF LIMITS (INGLATERRA)
SATV / EMI (EUA)
GENIKA (INGLATERRA)
DOMINO (INGLATERRA)
DOUBLE SIX (ALEMANHA)
FINTAGE (INGLATERRA)
KOBALT (ITÁLIA)
RAL (INGLATERRA)
TORTURED (INGLATERRA)

TSZ (INGLATERRA)
OHR (INGLATERRA)
EAGLE-I (HOLANDA)

VI

NOVOS NEGÓCIOS

O mercado da música passa por um período de mudanças e adaptações, impulsionado sempre pelas novas tecnologias e pelo avanço da internet nos países em desenvolvimento. A internet de alta velocidade por sua vez, está cada vez mais acessível, e na mesma "batida" estão as lojas de música digital, que pelas facilidades oferecidas pela internet, estão se espalhando ferozmente pelo mundo, em especial nos ditos "novos mercados".

Essa combinação positiva de fatores, aliada a um mercado com um potencial promissor de crescimento, tem impulsionado a venda de música nos meios digitais ao redor do mundo, e 2014 foi sem dúvida um ano extremamente importante para a solidificação desse novo segmento como um dos pilares da indústria musical moderna.

Em vários países as vendas de música no mercado digital conseguiram frear as perdas com os produtos físicos, e isso tem dado em novo gás para as Gravadoras e para o mercado como um todo, que há muito vem passando por um situação de perda por conta das quedas de vendas dos produtos físicos. No Brasil, esse mercado também foi positivo e se mostra com uma importância estratégica para os próximos anos.

Hoje o Brasil está totalmente inserido nesse cenário, sendo um dos países onde a receita derivada da música digital mais cresce. Todos os grandes "players" estão operando hoje no Brasil (Apple, Google, Spotify, Radio, Deezer) e muitos outros estão estudando abrir operações por aqui por conta do nosso grande potencial de crescimento. No Brasil, a grande fonte de receita no segmento da música digital ainda é download pago (serviço oferecido por exemplo pela Apple e pelo Google), mas o serviços de assinatura como Spotify e Radio estão ganhando cada vez mais adeptos.

No exterior esses serviços duelam pela preferência do público consumidor, e o gosto varia muito de um pais para outro. Por exemplo, nos EUA, o serviço mais popular ainda é o download (oferecido pela Apple por exemplo, através da loja do Itunes), mas os serviços de assinatura tem aumentado bastante. Na França e na Suécia, o panorama é distinto: os serviços mais populares são os de assinatura, como Deezer e Spotify.

No Brasil, ainda é cedo dizer que existe uma preferência por um tipo de serviço, já que os serviços de assinatura iniciaram a operação há pouco tempo no pais, enquanto que a Apple já opera a loja de venda de música desde 2011. Hoje a maior fatia da receita vem dos serviços de download mas o número de usuários dos serviços de assinatura tem aumentado de forma expressiva.

A ABRAMUS vem atuando dentro da UBEM na intenção de monitorar esse importante e estratégico mercado. Esse segmento ganha cada vez mais atenção do mercado e hoje e com certeza será um diferencial importante nos próximos anos.

Apesar de não ser mais um mercado novo, o segmento de música digital ainda gera muitas dúvidas e estamos acompanhando de perto o desenvolvimento desse mercado no Brasil e no exterior para poder auxiliar nossos titulares da melhor maneira possível.

Seja por download ou por streaming, a música não pode parar!

Gustavo Gonzalez
Gerente de Documentação e Novos Negócios

VII

TEATRO & DANÇA

Iniciamos nossas atividades em maio de 2004, com a implantação do Departamento de Grande Direitos, hoje renomeado de Teatro & Dança. Tivemos uma postura inversa ao que se costuma fazer. Ao invés de contatarmos autores nacionais, trouxemos as sociedades estrangeiras que se encontravam insatisfeitas com a administração que tinham na época. A primeira sociedade a firmar contrato conosco foi a SGAE, vindo logo atrás a SACD.

Hoje além dessas, mantemos contratos com SIAE, SPA, AGADU, ATN, SSA, RAO e ARGENTORES. Com essa representação, os autores nacionais migraram de sua antiga sociedade para serem representados pela ABRAMUS. Hoje temos cerca de 252 autores nacionais, dentre eles Manuel Bandeira, Cecilia Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Luis Fernando Veríssimo, Ariano Suassuna, Nelson Rodrigues, dentre outros renomados.

Desenvolvemos nos últimos anos uma metodologia de trabalho baseada na transparência e na produtividade e estamos em constante processo de adaptação para melhorarmos sempre nossas atividades. Posso dizer, que hoje a ABRAMUS é uma sociedade de autores diferenciada. Ela não trabalha simplesmente com cobrança e distribuição de direitos. Somos praticamente um agente de autores. Divulgamos suas obras e pesquisamos novos textos para serem introduzidos no mercado nacional e internacional. Conseguimos alguns êxitos com esse trabalho em 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014 sempre com um aumento de receita considerável. Nosso faturamento em 2014, foi além de R$ 2.200.000(dois milhões e duzentos mil reais), com um crescimento de 8% ao ano. Este crescimento se deu ao fato de estarmos cada vez mais, ampliando o nosso campo de atuação no exterior.

Guilherme Amaral
Gerente de Teatro e Dança

VIII

AUTVIS

No ano de 2014 a AUTVIS trabalhou intensamente o repertório nacional junta aos seus usuários. Esta ação acarretou um aumento na utilização de obras de titulares brasileiros não muito conhecidos.
A participação como apoiadora em eventos culturais, visando o aumento da visibilidade da associação junto a novos artistas, também foi foco de atenção. Destaca-se a presença da AUTVIS no 2º Salão de Outono da América Latina realizado em conjunto com o Salon d'Automne França. Um novo site foi desenvolvido durante este ano, apresentando um novo projeto visual e visando uma maior facilidade para os usuários efetuarem suas solicitações e pesquisarem os artistas representados.
Porém os grandes feitos do ano foram a filiação do arquiteto de renome internacional Oscar Niemeyer e do grafiteiro, quem está se tornando um ícone mundial, Eduardo Kobra.

2015 será um ano de grandes e importantes exposições no Brasil, portanto será um ano de muito trabalho. Além disso a AUTVIS pretende iniciar uma campanha nacional para a viabilização do recolhimento do Direito de Sequência no Brasil e entrar em novos mercados.

Fabiana Nascimento
Gerente de Artes Visuais

arrecadação em 2014:

NACIONAL
R$ 548.255,67

TOTAL DE FILIADOS
755

IX

AUDIOVISUAL

A ABRAMUS trabalha desde 2008 para a implementação da gestão coletiva de obras audiovisuais no Brasil.

Durante estes anos ela lidou com as questões políticas e conceituais que permeiam este assunto e também estudou a matéria através das sociedades internacionais que já realizam este trabalho.
Em 2014 a engrenagem começou a funcionar. Um projeto foi elaborado, um sistema para a documentação e gestão de obras audiovisuais começou a ser desenvolvido, novas e importantes parcerias nacionais e internacionais foram seladas e um trabalho de conscientização dos autores e negociações com usuários foram iniciados.

Ainda não existem números a serem mostrados, porém um novo caminho começa a tomar forma.

A ABRAMUS mais uma vez é pioneira e abre novas portas para o direito autoral.

Fabiana Nascimento
Gerente de Artes Visuais

X

COMUNICAÇÃO

O departamento de Comunicação da ABRAMUS iniciou 2014 com a proposta de revitalizar e consolidar a imagem da associação através de seus meios de comunicação: redes sociais, site, revista, mailing, feiras e eventos.

Trabalhou com 2 conceitos principais, transparência e acesso à informação, uma nova identidade visual, mais leve e moderna foi adotada para os meios de comunicação.

Seguindo uma tendência mundial em design gráfico (Flat Design) que é utilizada por grandes empresas como Google, Facebook, Microsoft etc. deu início a mudança em sua identidade visual.

A ABRAMUS tem como objetivo levar informações a todos os envolvidos na cadeia produtiva que envolve o Direito Autoral, e para isso a entidade criou a campanha do "DNA do Direito Autoral" que contém todas as informações de procedimentos utilizados nos departamentos e unidades da ABRAMUS. Ação deu início em nossas redes sociais, site e se estendeu para a versão impressa. A estratégia usada para alcance máximo de usuários de nossas redes sociais foram: uma média de duas postagens semanais com link patrocinado no Facebook, com média de 1.000 visualizações por postagem, 44.000 visualizações da última postagem e aumento de aproximadamente 1.000 curtidas na página durante a campanha.

Para levar mais transparência aos titulares de Direitos Autorais, a ABRAMUS realizou dois eventos com parceria do ECAD nas unidades de Goiânia e Campo Grande, que teve como objetivo principal sanar todas as dúvidas sobre Arrecadação e Distribuição.

No início do ano de 2014 a entidade começou suas mudanças de layout da Revista ABRAMUS, que teve uma excelente aceitação de seu público alvo e, conseguiu tornar o impresso mais atraente e requisitado por artistas. Tiveram na capa artistas como Lulu Santos, Gusttavo Lima, Thiaguinho e Emicida.

Neste ano de 2014 a ABRAMUS teve um crescimento muito grande, graças às estratégias usadas para alcançar um maior número de pessoas, e assim tornar o acesso às informações diárias da entidade disponíveis sem que o titular tenha que ir até alguma unidade da ABRAMUS.

Para 2015 o objetivo é, além de dar continuidade à luta a favor do autor, estreitar a relação com o associado e tornar a interação cada vez mais próxima e eficaz, através de um site que permite a propagação de links e notícias pelos visitantes. Com isso, esperamos conseguir melhorar a relação com nossos parceiros e aproximar, cada vez mais, os laços entre o titular e a associação que o representa e o defende.

Danilo Ando
Comunicação

CONFIRA OS NÚMEROS DO CRESCIMENTO NO ANO DE 2014:

SITE

Nosso novo site entrou no ar em 14 de março de 2011, como um portal que engloba todas as áreas (Música, Teatro & Dança, Audiovisual) da ABRAMUS e coligadas (AUTVIS e ABRISAN).

Serviços oferecidos: Notícias de música, teatro, direito autoral, artes visuais e audiovisual, galeria de artistas, pesquisa de obra e fonograma, informações sobre filiação e documentação, download de fichas de filiação, entre outros.

ACESSOS
153.593

REDES SOCIAIS

SEGUIDORES
7.324

SEGUIDORES
5.678

REVISTA

A revista tem circulação trimestral e é encaminhada junto com o demonstrativo de pagamento, e traz notícias sobre artistas, direitos autorais e o mercado. Além disso, também fica à disposição para leitura no site www.abramus.org.br

TIRAGEM
6.000/por edição

NEWSLETTER

A Newsletters tem circulação mensal e traz perfis de artistas, notícias importantes e agendas de eventos em cada área.

CONTATOS DE MÚSICA
30.527

CONTATOS DE TEATRO&DANÇA
711

CONTATOS DA AUTVIS
2.360

XI

FINANCEIRO

A ABRAMUS representa no Brasil e no exterior o repertório de mais de 44 mil associados. É um trabalho de muita responsabilidade, feito de maneira transparente e profissional.

Todo trabalho é parte de uma cadeia de produção, como uma linha de montagem, e o departamento financeiro cuida da entrega do produto final, ou seja, dos valores originados pela execução pública de obras musicais no Brasil e no mundo. É um trabalho de muita responsabilidade e que reflete toda a imagem da empresa.

O número de titulares da ABRAMUS cresce continuamente e a entidade está constantemente adaptando-se às necessidades para prestar sempre o melhor serviço para todos os associados. Para isso, além da equipe do Financeiro que fica dividida entre os escritórios de Rio do Janeiro e São Paulo, também conta com o apoio constante do departamento de TI, responsável pelo sistema e pelo processamento das informações.

O desafio é sempre manter o cronograma de pagamento em dia, que vem funcionando como um relógio suíço há mais de 12 anos. Além disso o balanço é auditado anualmente por empresas externas, que ratificam o bom trabalho que vem sendo desempenhado pela ABRAMUS.

O trabalho do Departamento Financeiro é incessante e de grande responsabilidade, e por esse motivo a ABRAMUS está sempre trabalhando para torná-lo cada vez melhor.

Antonio Almeida
Gerente do Administrativo Financeiro

DESPESAS OPERACIONAIS

Despesas Acumulado em 2014 Acumulado em 2013 Acumulado em 2012
Despesas com pessoal (12.287.342) 60,5% (10.091.523) 52,4% (9.202.712) 58,9%
Despesas com escritório (4.398.907) 21,7% (5.327.955) 27,7% (3.734.162) 23,9%
Despesas administrativas (4.823.674) 23,7% (3.799.786) 19,7% (2.785.964) 17,8%
Despesas tributárias (158.907) 0,8% (227.715) 1,2% (143.003) 0,9%
Despesas financeiras (140.931) 0,7% (233.289) 1,2% (210.097) 1,3%
Receitas financeiras 1.494.069 -7,4% 434.839 -2,3% 462.042 -3,0%
Total (20.315.692) 100% (19.245.429) 100% (15.613.897) 100%

VALORES EM (R$)

DISTRIBUIÇÃO % DA DESPESA NO ANO

XII

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O ano de 2014 foi de integração com os associados, com investimento em equipamentos para melhorar a integração dos sistemas internos com o nosso portal, além da melhoria continua dos sistemas internos.

Foi efetuado a aquisição de uma solução integrada Oracle de Hardware e Software, permitindo a disponibilização do nosso portal para todos os associados, atualmente a ABRAMUS conta com mais de 2000 acessos criados e a meta é chegar a 100% de seus associados ativos.

A aquisição deste novo equipamento permitiu o início de um novo projeto de continuidade do negócio da ABRAMUS, que irá disponibilizar em 2015 um ambiente de redundância, permitindo a recuperação das operações mesmo na ocorrência de um sinistro físico no Data Center da ABRAMUS.

Com um novo Portal de Relacionamento a ABRAMUS pode disponibilizar os recibos e demonstrativos de pagamento dos seus associados, permitindo no futuro um projeto de eliminação total do papel, assim podendo acompanhar os dias atuais e se tornar uma empresa "verde".

Na área de sistemas, além de continuar a otimizar o trabalho dos colaboradores da ABRAMUS, foram mais de 400 atendimentos e correções efetuadas no ano de 2014.

Alexandre Sant'Anna
Gerente de TI

XIII

ECAD

Conheça alguns números do ECAD:

36% 64% ABRAMUS 2013 ECAD

DISTRIBUÍDO PELO ECAD
R$ 732,2 milhões

DISTRIBUÍDO PELA ABRAMUS
R$ 266,2 milhões

36% 64% ABRAMUS ECAD 2014

DISTRIBUÍDO PELO ECAD
R$ 823,8 milhões

DISTRIBUÍDO PELA ABRAMUS
R$ 272,5 milhões

ANUÁRIO ABRAMUS 2014

direito autoral levado a sério