Rock and Roll!

A maior associação de música e artes do brasil

ASSOCIE-SE

A maior associação de música e artes do brasil


ASSOCIE-SE PESQUISA DE OBRAS CADASTRO DE OBRAS ISRC
VOLTAR

Rock and Roll!

Nascido nos Estados Unidos e aperfeiçoado na Inglaterra, o poderoso ritmo musical encontrou no Brasil um terreno fértil para se desenvolver. Conheça melhor os personagens do nosso Rock, que participaram da nossa homenagem, a websérie Abramus Rock.

Mistura Potente

Nascido na década de 40, com grandes influências do Blues, Boogie-woogie, Country, Folk e até Gospel e ritmos africanos, o Rock é o retrato de uma nova geração. O mundo vivia o pós-guerra, se recuperando das feridas abertas pela barbárie. Após os anos difíceis, os jovens ansiavam por liberdade e diversão. O rock traduzia isso em forma de música.

Simbolizado pela potência da guitarra elétrica, é um ritmo cheio de energia, capaz de arrepiar e tirar da inércia qualquer um. Tanta energia não poderia ficar restrita a um país ou estilo. Por isso o rock ganhou o mundo e várias subcategorias. Do rock mais pop, passando pelo metal, sinfônico, ou até o techno da “new wave”, se transforma para arrebatar uma legião de fãs por todos os cantos do planeta.

Claro que no Brasil, a terra da mistura de raças, crenças e ritmos, o rock se sentiu em casa para ganhar vida e mais nuances próprias. Principalmente nas décadas de 70 e 80, floresceu entre uma geração que buscava transgredir os limites de uma sociedade autoritária. Diversas bandas e personagens fizeram a cabeça dos jovens e marcaram um período na nossa história musical.

São alguns destes personagens que convidamos para participar da nossa homenagem ao rock and roll. Venha conosco, dêem boas vindas à Abramus Rock!

Abramus Rock!  

É uma websérie, em formato de um bate-papo animado, sobre a história e realidade do rock Nacional. Homenageia este poderoso ritmo musical, reunindo personalidades do nosso rock.  Artistas que viveram a história do rock, viram sua evolução no país e continuam fazendo parte do seu presente.

Vamos conhecer os participantes?

Fernando Magalhães

O guitarrista, compositor e produtor Fernando Magalhães é um dos ícones do rock brasileiro. Desde 1987 integra o grupo Barão Vermelho,  indicado pelo DJ, fotógrafo e produtor Maurício Valladares, então seu vizinho no Leblon. Além da performance marcante no Barão Vermelho, onde se consagrou como um dos instrumentistas mais versáteis e criativos de sua geração, Fernando tocou com vários outros artistas. Além dos projetos pessoais, também apresenta o programa “Estação Lagoa Rock”, e foi a escolha mais natural para apresentar nossa websérie.

Bruno Gouveia

O mineiro Bruno Gouveia é cantor, compositor e produtor, mas foi como vocalista do Biquini Cavadão que se destacou em todo o Brasil, banda cujo nome foi sugerido por Herbert Vianna. O primeiro compacto da banda, lançado em 85 com a música “Tédio”, faria sucesso imediato. Com muitos anos de carreira e hits na bagagem, Bruno tem uma incrível coleção de histórias para contar. Na sua entrevista para o “Abramus Rock”, revela como foi sua iniciação na música e  uma divertida “cartilha” para quem, como ele, vive com o pé na estrada.

Dadi Carvalho

O carioca Dadi Carvalho, músico, produtor e compositor,  integrou alguns dos mais importantes e icônicos grupos da história da MPB.  Criado em Ipanema ouvindo Rolling Stones, Jimi Hendrix e The Who, começou a tocar violão e baixo elétrico aos 13 anos. Integrou Os Novos Baianos, A Banda do Zé Pretinho, de Jorge Ben Jor, e fundou A Cor do Som em 1976, ao lado de Armandinho, Ary Dias, Gustavo Schroeter e seu irmão, Mú Carvalho. Em 1990 substituiu o baixista Dé Palmeira no Barão Vermelho, tocando com a banda até 1992. Requisitado por artistas como Caetano Veloso, Rita Lee e Marisa Monte, Dadi integrou ainda a trupe do grupo Os Tribalistas. Com seu jeito cool de ser e tocar,  Dadi transita entre a MPB e rock com a mesma desenvoltura.  

Junior Tostoi

Guitarrista e produtor, Junior Tostoi é um dos mais requisitados da nova geração. A potência e a originalidade de sua música começaram a despontar no final dos anos 1990, com o Vulgue Tostoi, banda que montou com Marcelo H e Victor Z . Já colaborou com artistas como Isabella Taviani, Pedro Luís e A Parede, Jards Macalé e Lenine, com quem segue trabalhando no papel de produtor e  guitarrista, desde o álbum “Na pressão”. Sua incorporação ao grupo do cantor e compositor pernambucano criou uma nova sonoridade, mais pesada e intensa. Tostoi, que recentemente produziu e tocou no álbum “Tantas”, de Anna Ratto, considera-se “um bicho de estúdio”, mas vê-lo tocar ao vivo é uma experiência imperdível.

Rock sem fim!

Já deu para ver que estamos muito bem servidos na Abramus Rock. Por isso, não pudemos deixar de pedir bis. Inscreva-se em nosso canal do Youtube (aqui!) e aguarde novidades. 

Rock é transgressão, é energia, é pura emoção. É pular, berrar, se emocionar, sem explicação. Rock é isso e muito mais. Rock é Abramus. Abramus é Rock!

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS